Educação Ambiental e o currículo dos cursos técnicos integrados no campus Sorriso do Instituto Federal de Mato Grosso

Environmental Education and the School curriculum of the vocational and technological education courses in Sorriso campus at the Federal Institute

Autores

  • Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff anderson.eickhoff@ifmt.edu.br
    IFMT https://orcid.org/0000-0002-5554-1555
  • Juliana Gervásio Nunes gervasio.juliana@ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio ofertados pelo campus Sorriso, unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise de conteúdo para analisar condições que apresentam a temática Educação Ambiental em relação à apresentação, abordagem e fundamentos. Foi realizada a revisão acerca dos atos normativos que subsidiam a Educação Ambiental enquanto constituinte do currículo escolar e a comparação com a abordagem apresentada pelos documentos dos cursos. Associando às temáticas Meio Ambiente e Sustentabilidade, observa-se que os documentos carecem de revisão no sentido de atenderem adequadamente aos fundamentos da Educação Ambiental no que se refere às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental, além da Base Nacional Comum Curricular.

Palavras-chave: Currículo; DCNEA; BNCC.

 

Abstract

This research aimed to analyze the Pedagogical Projects of the Vocational and Technological Education Course in Agropecuária in Secondary School and the Vocational and Technological Education Course in Alimentos in Secondary School offered by the Sorriso unit of the Federal Institutes of Education, Science and Technology of Mato Grosso. A qualitative research and content analysis was addressed to analyze the conditions related to the Environmental Education theme within presentation, approach and foundation. A review of the normative acts that subsidize Environmental Education as a constituent of the school curriculum was carried out and a comparison with an approach presented by the course documents was also implemented. Regarding the Environmental and Sustainability themes, it is observed that the documents need to be revised in order to meet the fundamentals of the Environmental Education in the National Curricum Guidelines for Environmental Education and even the Base Nacional Comum Curricular (Commom Core State Standards Initiative).

Keywords: Scholar Curriculum; DCNEA; BNCC.

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Biografia do Autor

Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff, IFMT

Mestre em Ciências Ambientais (UNEMAT), licenciado em Química (UFMT), tecnólogo em Gestão Ambiental (IFMT), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Sorriso. E-mail:  apnegm@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5554-1555

Juliana Gervásio Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Mestra em Engenharia de Edificações e Ambiental (UFMT), Engenheira Ambiental (UFAM), professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Sorriso e membra do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Sorriso – MT.

E-mail: jgervasionunes@gmail.com   Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-2375-4281

 

 

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Publicado

03/02/2023
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Como Citar

PLATTINI DO NASCIMENTO EICKHOFF, A.; GERVÁSIO NUNES, J. Educação Ambiental e o currículo dos cursos técnicos integrados no campus Sorriso do Instituto Federal de Mato Grosso: Environmental Education and the School curriculum of the vocational and technological education courses in Sorriso campus at the Federal Institute. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6332. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos