Uma Análise Sobre o Engajamento dos Docentes no Retorno às Aulas Presenciais Após Dois Anos de Pandemia da Covid19
An Analysis of the Engagement of Brazilian Teachers in Returning to Face-to-Face Classes After Two Years of the Covid19 Pandemic
Resumo
O contato do docente com o aluno e os resultados dessa interação podem ampliar ou reduzir o engajamento do professor. Qual o nível de engajamento dos professores com retorno às aulas presenciais? O objetivo geral foi investigar o engajamento dos professores brasileiros, nos mais diversos níveis de ensino, durante o primeiro semestre do ano de 2022, ainda na pandemia da COVID19, mas com o retorno às aulas presenciais em quase todo o Brasil. Os objetivos específicos foram: Mensurar o nível de engajamento dos professores no retorno às aulas presenciais; e Descrever o nível de engajamento dos professores por dimensão, região do país, tempo de experiência docente e titulação. Utilizou-as a Escala Brasileira de Engajamento Docente (EBED). Realizamos a Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória. Os resultados, além de responderem o problema de pesquisa e confirmarem a hipótese, trouxeram outra inquietação: A EBED realmente é multidimensional, ou será ela uma escala unidimensional?
Palavras-chave: Engajamento docente; retorno às aulas presenciais; covid19.
Abstract
The teacher's contact with the student and the results of this interaction can increase or reduce teacher engagement. What is the level of engagement of teachers with returning to face-to-face classes? The general objective was to investigate the engagement of Brazilian teachers, at the most diverse levels of education, during the first semester of 2022, still in the COVID19 pandemic, but with the return to face-to-face classes in almost all of Brazil. The specific objectives were: To measure the level of teachers' engagement in returning to face-to-face classes; e Describe the level of engagement of teachers by dimension, region of the country, length of teaching experience and degree. The Brazilian Teacher Engagement Scale (EBED) was used. We performed Exploratory and Confirmatory Factor Analysis. The results, in addition to answering the research problem and confirming the hypothesis, brought another concern: Is the EBED really multidimensional, or is it a unidimensional scale?
Palavras-chave: Teacher engagement; return to face-to-face classes; COVID19.
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