Uma Análise Sobre o Engajamento dos Docentes no Retorno às Aulas Presenciais Após Dois Anos de Pandemia da Covid19

An Analysis of the Engagement of Brazilian Teachers in Returning to Face-to-Face Classes After Two Years of the Covid19 Pandemic

Autores

Resumo

O contato do docente com o aluno e os resultados dessa interação podem ampliar ou reduzir o engajamento do professor. Qual o nível de engajamento dos professores com retorno às aulas presenciais? O objetivo geral foi investigar o engajamento dos professores brasileiros, nos mais diversos níveis de ensino, durante o primeiro semestre do ano de 2022, ainda na pandemia da COVID19, mas com o retorno às aulas presenciais em quase todo o Brasil. Os objetivos específicos foram: Mensurar o nível de engajamento dos professores no retorno às aulas presenciais; e Descrever o nível de engajamento dos professores por dimensão, região do país, tempo de experiência docente e titulação. Utilizou-as a Escala Brasileira de Engajamento Docente (EBED). Realizamos a Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória. Os resultados, além de responderem o problema de pesquisa e confirmarem a hipótese, trouxeram outra inquietação: A EBED realmente é multidimensional, ou será ela uma escala unidimensional?

Palavras-chave:  Engajamento docente; retorno às aulas presenciais; covid19.

 

Abstract

The teacher's contact with the student and the results of this interaction can increase or reduce teacher engagement. What is the level of engagement of teachers with returning to face-to-face classes? The general objective was to investigate the engagement of Brazilian teachers, at the most diverse levels of education, during the first semester of 2022, still in the COVID19 pandemic, but with the return to face-to-face classes in almost all of Brazil. The specific objectives were: To measure the level of teachers' engagement in returning to face-to-face classes; e Describe the level of engagement of teachers by dimension, region of the country, length of teaching experience and degree. The Brazilian Teacher Engagement Scale (EBED) was used. We performed Exploratory and Confirmatory Factor Analysis. The results, in addition to answering the research problem and confirming the hypothesis, brought another concern: Is the EBED really multidimensional, or is it a unidimensional scale?

Palavras-chave: Teacher engagement; return to face-to-face classes; COVID19.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Rodrigues do Nascimento, Centro Universitário Maurício de Nassau

Pós-Doutorando em Ciências da Educação (Universidade de Lisboa). Doutor em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE). Mestre em Educação (ULE). Mestre em Administração (UFPE). Especialista em EAD (ESAB) e Bacharel em Administração (FACIG). Vice-Líder do Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias - Lab Educat (UFPE). Pesquisador Convidado no Núcleo de Estudos e Pesquisa de Práticas Inovadoras – NEPPI, e no Grupo de Pesquisa de Economia Criativa.

E-mail: ernandesrn@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3683-6339

Isabel Pauline Lima de Brito, Instituto Federal de Pernambuco

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1997), graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade do Vale do Ipojuca (2007) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2016). É professora ativa permanente do Instituto Federal de Pernambuco – Recife, desde julho de 2010. Tem experiência na área de Linguística e Educação e é doutora em Educação pelo programa EDUMATEC da Universidade Federal de Pernambuco.

E-mail: isabelflooi16@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6153-0898  

Maria Auxiliadora Soares Padilha, Universidade Federal de Pernambuco

Professora associada para atividades de EAD da UFPE. Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação pela UFPE (2006). Pós- Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Foi Coordenadora do Programa Institucional de Inovação Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco e coordena, desde 2011 o Programa de Extensão Proi-Digital.

E-mail: dorapadilha@gmail.com     ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7024-6522

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 126
  • pdf downloads: 119

Como Citar

RODRIGUES DO NASCIMENTO, E.; PAULINE LIMA DE BRITO, I.; SOARES PADILHA, M. A. Uma Análise Sobre o Engajamento dos Docentes no Retorno às Aulas Presenciais Após Dois Anos de Pandemia da Covid19: An Analysis of the Engagement of Brazilian Teachers in Returning to Face-to-Face Classes After Two Years of the Covid19 Pandemic . Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6169. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)