Mudanças na cultura escolar: ensino remoto emergencial na COVID-19

Changes in the school culture: emergency remote teaching on COVID-19

Autores

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar as mudanças no processo de ensino-aprendizagem num contexto de reconfiguração em que a escola utilizou tecnologias digitais e analógicas para atender às demandas de aprendizagem. A fundamentação teórica partiu da revisão sistemática e integrativa. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa com estudo exploratório-descritivo. Participaram estudantes, professores e pedagogas do Ensino Médio, que responderam o Questionário. Os resultados do estudo revelaram falta de orientação formativa aos profissionais da educação no período da implantação do Ensino Remoto Emergencial, readequação ao processo nos aspectos de infraestrutura tecnológica, de espaços e tempos e organização do trabalho pedagógico.

Palavras-Chave: Ensino Remoto; Tecnologias Analógicas e Digitais; Exclusão Tecnológica.

 

 

Abstract

The study aimed to investigate the changes in the teaching-learning process in a context of reconfiguration in which the school used digital and analogue technologies to meet the demands of learning. The theoretical foundation came from the systematic and integrative review. The research methodology was of a qualitative nature with an exploratory-descriptive study. High School students, teachers and pedagogues participated, who answered the Questionnaire. The results of the study revealed a lack of training guidance for education professionals during the implementation of Emergency Remote Teaching, readjustment to the process in aspects of technological infrastructure, spaces and times and organization of pedagogical work.

Keywords: Remote Teaching; Analog and Digital Technologies; Technological Exclusion.

 

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Biografia do Autor

Sandra Maria Ferreira Jeremias, UFPR

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (UFPR). Pedagoga Secretaria de Estado da Educação do Paraná Curitiba/PR – Brasil.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9066-1934. E-mail: sandra.jeremias@escola.pr.gov.br.

Sonia Maria Chaves Haracemiv, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE-TPEn) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).  Doutorado em História e Filosofia da Educação (PUC/SP). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9305-5227. Email: sharacemiv@gmail.com.

Ana Maria Soek, Universidade Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE-TPEn) Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Brasil. Doutorado em Educação (UFPR). Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4827-8242 E-mail: anasoek@gmail.com.

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Publicado

02/08/2023
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Como Citar

JEREMIAS, S. M. F.; HARACEMIV, S. M. C.; SOEK, A. M. Mudanças na cultura escolar: ensino remoto emergencial na COVID-19: Changes in the school culture: emergency remote teaching on COVID-19. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6137. Acesso em: 5 maio. 2024.

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Artigos