Educação inclusiva na educação e promoção em saúde: levantamento da produção acadêmica com foco no Aedes aegypti e arboviroses

Inclusive education in health education and promotion: survey of academic production focusing on Aedes aegypti and arboviruses

Autores

Resumo

Considerando que é direito de todos os cidadãos terem acesso a informações que os orientem sobre a promoção da saúde, o presente texto é produto de uma pesquisa de levantamento e análise de artigos sobre os temas Aedes aegypti e arboviroses, na modalidade Educação Especial e Inclusiva. Foram acessadas as bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Google Acadêmico, e as atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Os resultados apontam que há lacunas significativas na produção de pesquisas e ações para o público da educação especial, consistindo em sinal de alerta para os pesquisadores do campo da educação em saúde, não apenas na educação básica como no ensino superior. Deste modo, espera-se que as discussões aqui apresentadas possam subsidiar desdobramentos nas áreas de ensino de biociências, educação especial/inclusiva e Promoção e Educação em saúde, de modo a contribuir para a formação docente, inicial e continuada.

Palavras-chave:  Educação Inclusiva; Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Ensino de Ciências.

 

Abstract

Considering that it is the right of all citizens to have access to information that guides them on health promotion, this text is the product of a survey and analysis of articles on the topics Aedes aegypti and arboviruses, in the Special and Inclusive Education modality. The Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS), Google Scholar, and the proceedings of the National Science Education Research Meeting (ENPEC) were accessed. The results indicate that there are significant gaps in the production of research and actions for the special education public, which is a warning sign for researchers in the field of health education, not only in basic education but also in higher education. Thus, it is expected that the discussions presented here can support developments in the areas of teaching biosciences, special/inclusive education and health promotion and education, in order to contribute to teacher training, both initial and continuing.

Key words: Inclusive education; Health education; Health promotion; Science teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Iolanda Gimenez de Carvalho, UERJ

Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

E-mail: carlagimenez2010@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2371-8109

 

Telma Temoteo dos Santos, FIOCRUZ

Doutora pelo Programa de Ensino de Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ). Docente na educação básica e superior, no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG, campus Salinas). Docente e orientadora no Programa de Ensino em Biociências e Saúde (lato sensu). Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB-IOC-FIOCRUZ).

E-mail: temoteo.telma@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0250-3990

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 52
  • pdf downloads: 43

Como Citar

DE CARVALHO, C. I. G.; SANTOS, T. T. dos. Educação inclusiva na educação e promoção em saúde: levantamento da produção acadêmica com foco no Aedes aegypti e arboviroses: Inclusive education in health education and promotion: survey of academic production focusing on Aedes aegypti and arboviruses. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6110. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos