Pressupostos socioantropológicos e culturais na Educação em Saúde: um ensaio crítico e reflexivo

Socio-anthropological and cultural assumptions in Health Education: a critical and reflective essay

Autores

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico e metodológico que objetivou discutir a imersão nos pressupostos socioantropológicos e culturais no campo epistemológico da educação em saúde. Justifica-se pela urgência na instauração de práticas educativas que fomentem a autonomia dos sujeitos participantes destoando-se assim, das ações de transferências de informações que não se apropriam das multiculturas. A compreensão dos processos que modulam os estados, percepções e representações sociais acerca dos objetos saúde e doenças é uma ação indissociável do ambiente, da cultura, da política e história de vida dos sujeitos e da coletividade. Tais referenciais convergem e dialogam na defesa de práticas que levem os sujeitos a desenvolverem pensamentos e ações críticos construtivos sobre os seus contextos de vida e atuação.

Palavras-chave:  Educação em Saúde; Educação e Ensino; Socioantropologia.

 

Abstract

This is a theoretical and methodological essay that aimed to discuss the immersion of socio-anthropological and cultural assumptions in the epistemological field of health education. It is justified by the urgency in the establishment of educational practices that foster the autonomy of the participating subjects, thus disagreeing with the actions of information transfers that are not appropriated and encompass multicultures. The understanding of the processes that modulate the states, perceptions and social representations about health and disease objects is an inseparable action of the environment, culture, life history, the politics of the subjects and the collectivity. Such references converge and dialogue in the defense of practices that lead the subjects to develop constructive critical thoughts and actions about their contexts of life and performance.

Key words: Health education; Education and Teaching; Socioanthropology.

 

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Biografia do Autor

Telma Temoteo dos Santos, IFNMG e FIOCRUZ (IOC/LITEB)

Doutora pelo Programa de Ensino de Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ). Docente na educação básica e superior, no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG, campus Salinas). Docente e orientadora no Programa de Ensino em Biociências e Saúde (lato sensu). Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB-IOC-FIOCRUZ).

E-mail: temoteo.telma@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0250-3990

Rosane Moreira Silva de Meirelles, UERJ/(DECB/IBRAG) e FIOCRUZ (IOC/LITEB)

Doutora pelo Programa de Biologia Celular e Molecular (IOC/FIOCRUZ). Docente e orientadora nos Programas de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (especialização, mestrado acadêmico e doutorado, IOC/Fiocruz). Pesquisadora credenciada no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB/IOC/FIOCRUZ). Professora adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, (DECB/IBRAG/UERJ) e no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ). rosanemeirelles@gmail.com Orcid: 0000-0002-9560-2578

 

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

SANTOS, T. T. dos; MEIRELLES, R. M. S. de . Pressupostos socioantropológicos e culturais na Educação em Saúde: um ensaio crítico e reflexivo: Socio-anthropological and cultural assumptions in Health Education: a critical and reflective essay. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4352. Acesso em: 22 dez. 2024.