L. S. Vigotski e a educação inclusiva: a deficiência enquanto um problema social

L. S. Vygotsky y la educación inclusiva: la discapacidad como problema social

Autores

  • Fabrício Santos Dias de Abreu fabra201@gmail.com
    Universidade de Brasília - Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Patricia Lima Martins Pederiva fabra201@gmail.com

Resumo

Ao acessar as discussões contemporâneas sobre deficiência e inclusão é impossível não perceber nelas relações profundas com os escritos de L. S. Vigotski (1896-1934). Neste artigo o objetivo é demonstrar que o autor antecipa um olhar para as diferenças muito mais humanizado, ético e com contornos de inclusão e equidade que é percebido apenas no discurso científico do final do século XX. Sua obra propõe uma mudança de paradigma ao defender que, apesar da deficiência ser um fator biológico, as suas consequências estão impostas pelos limites e barreiras estabelecidos nas relações sociais. Nos seus textos, escritos entre 1920 e 1930, há uma proposta pedagógica para as pessoas com deficiência denominada de educação social – instrução que se afasta do ensino individualizado, reduzido e caritativo e vinculada à vida concreta dos estudantes – que se aproxima do que se entende por educação inclusiva.

Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; Deficiência; Inclusão; L. S. Vigotski.

 

Resumen

Al acceder a discusiones contemporáneas sobre discapacidad e inclusión, es imposible no percibir en ellas profundas relaciones con los escritos de L. S. Vygotsky (1896-1934). En este artículo, el objetivo es demostrar que el autor anticipa una mirada de las diferencias mucho más humanizada, ética, con contornos de inclusión y equidad que solo se percibe en el discurso científico de fines del siglo XX. Su obra propone un cambio de paradigma al argumentar que, a pesar de que la discapacidad es un factor biológico, sus consecuencias vienen impuestas por los límites y barreras que se establecen en las relaciones sociales. En sus textos, escritos entre 1920 y 1930, hay una propuesta pedagógica para personas con discapacidad denominada educación social -instrucción que se aleja de la enseñanza individualizada, reducida y solidaria y vinculada a la vida concreta de los alumnos- que se acerca a lo que se entiende por educación inclusiva.

Palabras clave: Teoría Histórico-Cultural; Deficiencia; Inclusión; L. S. Vygotsky.

 

 

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Biografia do Autor

Fabrício Santos Dias de Abreu, Universidade de Brasília - Secretaria de Educação do Distrito Federal

Pedagogo, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e do Centro Universitário Estácio de Brasília. E-mail: fabra201@gmail.com - Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3055-5704

 

Patricia Lima Martins Pederiva

Musicista pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Doutora em Educação pela UnB. Professora da Universidade de Brasília. E-mail: pat.pederiva@gmail.com – Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4434-6671

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

SANTOS DIAS DE ABREU, F.; LIMA MARTINS PEDERIVA, P. L. S. Vigotski e a educação inclusiva: a deficiência enquanto um problema social: L. S. Vygotsky y la educación inclusiva: la discapacidad como problema social. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6047. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos