A inclusão escolar de indígenas surdos: o que as pesquisas dizem?

The school inclusion of deaf indigenous people: what does the research say?

Autores

Resumo

O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica efetivada através de um estado do conhecimento que visa responder a seguinte problemática: como a inclusão escolar de indígenas surdos está presente nas teses e dissertações vinculadas ao banco de dados da CAPES, no contexto brasileiro no período de 2008 a 2019? Tal levantamento deu visibilidade a 12 (doze) produções que de modo geral pontuam questões referentes à experiência surda indígena, todavia somente 03 (três) focaliza na educação Escolar/Inclusão de Indígenas Surdos. Os dados apontam que a surdez/cultura indígena foi e ainda é excluída, desrespeitada, negada e silenciada em diversos aspectos, as interações linguísticas, as formas e estratégias comunicacionais emergem das necessidades comunicacionais dos sujeitos; e que o AEE e a SRM encontram diversas barreiras estruturais e humanas para seu funcionamento.

Palavras-chave: Interculturalidade; Surdez; Indígena.

 

Abstract

The study is a bibliographic research carried out through a state of knowledge that aims to answer the following problem: how the school inclusion of deaf indigenous people is present in theses and dissertations linked to the CAPES database, in the Brazilian context from 2008 to 2019? This survey gave visibility to 12 (twelve) productions that in general punctuate issues related to the indigenous deaf experience, however, only 03 (three) focus on School Education/Inclusion of Deaf Indigenous People. The data show that deafness/indigenous culture was and still is excluded, disrespected, denied and silenced in several aspects, linguistic interactions, forms and communication strategies emerge from the communicational needs of subjects; and that AEE and SRM face several structural and human barriers to their functioning.

Keywords: Interculturality; Deafness; Indigenous.

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Biografia do Autor

Thaianny Cristine Dias Valente , Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação e Cultura, Universidade Federal do Pará – Campus Cametá/Brasil; Professora substituta de Libras da Universidade Federal do Pará (UFPA) campus Cametá. Pesquisadora do grupo de Estudos Surdos na Amazônia tocantina (GESAT) e do grupo História, Educação e Linguagem na Região Amazônica (GPHELRA). E-mail: thaiannyc@gmail.com. ORCID - https://orcid.org/0000-0002-1295-7745.

 

Waldma Maíra Meneses de Oliveira, UFPA

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Pará; Professora de Libras da Universidade Federal do Pará (UFPA) campus Cametá. Coordenadora do Grupo de Estudos Surdos na Amazônia tocantina (GESAT). E-mail: waldmamaira@hotmail.com. ORCID - https://orcid.org/0000-0002-8747-5185.

Reinaldo Matias Fleuri, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.  E-mail: fleuri@pq.cnpq.br ORCID - https://orcid.org/0000-0002-7372-1429

 

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

DIAS VALENTE , T. C.; MENESES DE OLIVEIRA, W. M.; FLEURI, R. M. A inclusão escolar de indígenas surdos: o que as pesquisas dizem? The school inclusion of deaf indigenous people: what does the research say? . Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5874. Acesso em: 18 maio. 2024.

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Artigos