Apontamentos sobre as dimensões constitutivas da Educação Integral em perspectiva crítica
Notes on the constitutive dimensions of Integral Education in a critical perspective
Resumo
Neste artigo tem-se o objetivo de identificar e compreender as principais dimensões que constituem a concepção de Educação Integral em perspectiva Crítica. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho teórico-bibliográfico, buscando localizar, no âmbito da literatura disponível sobre o tema da Educação Integral, quais seriam os principais sentidos e dimensões de uma Educação Integral nesta perspectiva. As principais dimensões exploradas no texto são: democracia, tempo-espaço, dignidade e justiça social. Juntas elas constituem um sentido crítico de Educação Integral que vem sendo ignorado por políticas educacionais contemporâneas. Compreende-se que uma Educação Integral em perspectiva Crítica tem o compromisso com uma formação na qual a razão humana se oponha às razões instrumentais e favoreça a superação de obstáculos à emancipação.
Palavras-chave: Educação Integral; Políticas Educacionais; Educação Crítica.
Abstract
This article aims to identify and understand the main dimensions that constitute the concept of an Integral Education in a Critical Perspective. To do so, we develop a qualitative bibliographic research, trying to locate, within the available literature on the topic of Comprehensive Education, what would be the main meanings and dimensions of an Integral Education in a critical perspective. The main dimensions explored in the text are: democracy, time-space, dignity and social justice. Together, they constitute a critical sense of Integral Education that has been ignored by contemporary educational policies. We argue that an Integral Education in a critical perspective is committed to a formation in which human reason is opposed to instrumental reasons and favors the overcoming of obstacles to emancipation.
Keywords: Integral Education; Educational Policies; Critical Education.
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