Apontamentos sobre as dimensões constitutivas da Educação Integral em perspectiva crítica

Notes on the constitutive dimensions of Integral Education in a critical perspective

Autores

  • Rafael de Brito Vianna rafaelbritov@mx2.unisc.br
    Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) https://orcid.org/0000-0002-9338-5514
  • Éder da Silva Silveira eders@unisc.br
    Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo

Neste artigo tem-se o objetivo de identificar e compreender as principais dimensões que constituem a concepção de Educação Integral em perspectiva Crítica. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho teórico-bibliográfico, buscando localizar, no âmbito da literatura disponível sobre o tema da Educação Integral, quais seriam os principais sentidos e dimensões de uma Educação Integral nesta perspectiva. As principais dimensões exploradas no texto são: democracia, tempo-espaço, dignidade e justiça social. Juntas elas constituem um sentido crítico de Educação Integral que vem sendo ignorado por políticas educacionais contemporâneas. Compreende-se que uma Educação Integral em perspectiva Crítica tem o compromisso com uma formação na qual a razão humana se oponha às razões instrumentais e favoreça a superação de obstáculos à emancipação.

Palavras-chave: Educação Integral; Políticas Educacionais; Educação Crítica.

 

Abstract

This article aims to identify and understand the main dimensions that constitute the concept of an Integral Education in a Critical Perspective. To do so, we develop a qualitative bibliographic research, trying to locate, within the available literature on the topic of Comprehensive Education, what would be the main meanings and dimensions of an Integral Education in a critical perspective. The main dimensions explored in the text are: democracy, time-space, dignity and social justice. Together, they constitute a critical sense of Integral Education that has been ignored by contemporary educational policies. We argue that an Integral Education in a critical perspective is committed to a formation in which human reason is opposed to instrumental reasons and favors the overcoming of obstacles to emancipation.

Keywords: Integral Education; Educational Policies; Critical Education.

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Biografia do Autor

Rafael de Brito Vianna, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor de História e Educador Social. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação – (CNPq/UNISC). E-mail: rafaelbritov@mx2.unisc.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9338-5514

 

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutor em História pela Unisinos, mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação.

E-mail: eders@unisc.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1242-2126

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Publicado

03/02/2023
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Como Citar

VIANNA, R. de B.; SILVEIRA, Éder da S. Apontamentos sobre as dimensões constitutivas da Educação Integral em perspectiva crítica: Notes on the constitutive dimensions of Integral Education in a critical perspective. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5786. Acesso em: 26 dez. 2024.

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