Revisitando o conceito de nativos digitais em tempos de pandemia

Revisiting the concept of digital natives in pandemic times

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo revisitar o conceito de nativos digitais (PRENSKY, 2001), buscando possibilidades de validação e/ou contestação da perspectiva de natividade digital. Diante da implementação do ensino remoto, vislumbramos a necessidade de se refletir sobre a concepção de nativos digitais, a partir da teoria de letramento digital atrelado ao uso das TDIC. Para tal, utilizamos a metodologia qualitativa de cunho bibliográfico, para promover a revisão de literatura, realizar a análise e discussão acerca de estudos recentes sobre o domínio e as implicações do letramento digital (PAES; FREITAS, 2020), (RIBEIRO, 2019), (PINHEIRO, 2018) e (GARCIA, 2016). Os resultados preliminares demonstram pontos de divergência entre a referida teoria e o contexto educacional brasileiro, que ainda busca a inserção efetiva das ferramentas tecnológicas nos processos de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave:  nativos digitais; letramento digital; TDIC; ensino remoto.

Abstract

This paper aims at revisiting the concept of digital natives (PRENSKY, 2001) as we search for possibilities to validate and/or contest the digital nativity perspective disseminated lately. Considering the emergency remote teaching , we recognize the need of reflecting on the concept of digital natives from the digital literacy and technology-based theories. The qualitative bibliographic methodology was used to promote a literature review and then the analysis and discussion of recent studies about the mastering and the implications of digital literacy (PAES, FREITAS, 2020; RIBEIRO, 2019; PINHEIRO, 2018; GARCIA, 2016). Preliminary results demonstrate dissonant points between the theory and the Brazilian educational context that still searches for effective inclusion of technological tools in the teaching/learning processes.

Keywords: digital natives; digital literacy; technology-based theories; remote teaching.

 

 

 

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Biografia do Autor

Paulo Alexandre Filho, Unesp-Assis

Doutorando em Educação / PPGE / Faculdade de Filosofia e Ciências / Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP – campus de Marília/SP / e-mail: p.alexandre@unesp.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4613-3082

Yngrid Karolline Mendonça Costa, Unesp de Marília

Doutoranda em Educação / PPGE / Faculdade de Filosofia e Ciências / Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP – campus de Marília/SP / e-mail: yngrid.karolline@unesp.br Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4131-368x

Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Unesp de Marília

Professora Assistente no Departamento de Letras Modernas / PPGE / Faculdade de Ciências e Letras / Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP – campus de Assis/SP e professora orientadora no PPGE / UNESP – campus de Marília/SP / e-mail: daniela.nm.garcia@unesp.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2813-7538

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Publicado

02/08/2023
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Como Citar

ALEXANDRE FILHO, P.; KAROLLINE MENDONÇA COSTA, Y.; NOGUEIRA DE MORAES GARCIA, D. Revisitando o conceito de nativos digitais em tempos de pandemia: Revisiting the concept of digital natives in pandemic times. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5628. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

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Artigos