O uso do celular em práticas de leitura e escrita na Educação Básica: compartilhando perspectivas de multiletramentos

Autores

Resumo

A era digital impõe transformações, desencadeia linguagens e reformula maneiras de interagir. É importante articular o ensino a situações significativas, objetivando maximizar os multiletramentos, a leitura e a escrita. O estudo aqui compartilhado aborda o uso do celular como ferramenta pedagógica para subsidiar práticas de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Sob uma metodologia qualitativa, este artigo baseia-se em uma pesquisa-intervenção, conduzida no contexto de mestrado, incorporando o celular para a realização de situações-problema de leitura e escrita de textos multimodais e multissemióticos com alunos do ensino Fundamental da rede pública em uma escola do interior paulista. A coleta de dados pautou-se em um questionário, registros no WhatsApp e notas de campo. Os resultados apontaram para a motivação e o engajamento dos alunos na realização das atividades e, também, para a necessidade de aproximar tecnologia e ensino mediante o caráter relevante das linguagens que surgem no contexto digital.

Abstract

The digital age enforces changes and triggers new ways of language and interaction. It is important to link teaching to meaningful situations aiming to maximize multiliteracies, reading and writing practices. This research examines the use of the mobile phone as a pedagogical tool to support Portuguese teaching-learning education. Under a qualitative methodology, this paper is based on a master´s intervention research. It used the mobile phone to focus on reading and writing problem solving situations based on multimodal and multisemiotic texts with public Middle School students in the state of São Paulo. The data collection involved a questionnaire, WhatsApp written messages and field notes. The results pointed to the students´ motivation and commitment and also to the need of joining technology and teaching from the relevant languages that emerge from the digital context.

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Biografia do Autor

Paulo Alexandre Filho, Unesp-Assis

Possui graduação em Letras-Alemão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp de Assis. Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Unesp de Assis. Atualmente professor efetivo de Língua Portuguesa do Quadro de Magistério da Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado de São Paulo.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5318-3467   E-mail: palexandre2014@outlook.com

Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Unesp-Assis

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCL, UNESP-Assis, (1997), mestrado em Letras pela UNESP-Assis (2003) e doutorado em Estudos Linguísticos pela UNESP, IBILCE-São José do Rio Preto (2010). É Professora Assistente junto ao Departamento de Letras Modernas da UNESP-Campus de Assis . Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências,  UNESP-Marília e, na Faculdade de Ciências e Letras, no PROFLETRAS, UNESP-Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: teletandem, novas tecnologias, formação inicial e continuada de professores, elaboração de material didático, língua portuguesa como adicional, multiletramentos, multimodalidades, ensino/ aprendizagem e língua inglesa.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2813-7538   E-Mail: dany7garcia@gmail.com

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Publicado

08/12/2020
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Como Citar

ALEXANDRE FILHO, P.; NOGUEIRA DE MORAES GARCIA, D. O uso do celular em práticas de leitura e escrita na Educação Básica: compartilhando perspectivas de multiletramentos. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3643. Acesso em: 4 dez. 2024.

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