Frei - Uma conversa com Hans Stapel

Frei - A conversation with Hans Stapel

Autores

  • Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues Universidade de Pernambuco (UPE)

Resumo

Um registro histórico da vida de um frade franciscano com grandes habilidades em construir redes de cooperação e de comprometimento radicalmente com os esquecidos e mais vulneráveis do sistema capitalista no mundo. Frei Hans, fundador da Fazenda da Esperança e que chegou ao Brasil em 1970 e encontrou em Dom Helder uma de suas referências para o humanismo e para um novo estilo de vida religiosa.  Em seu método a frente da Fazenda da Esperança, no relacionamento com acolhidos vítimas da dependência química, a espiritualidade representa a base. Ele acredita que o método é a palavra, por seu potencial transformador da sociedade a partir das mudanças que gera nas pessoas. O livro revela ainda traços do perfil público do Frei, ora como sujeito político, hábil gestor, culturalmente aberto ao diferente e profundamente impactado com os mais esquecidos na sociedade.

Palavras chaves: Humanismo, Solidariedade, Fazenda da Esperança.

 

Abstract

A historical record of the life of a Franciscan friar with great skills in building networks of cooperation and radical commitment with the forgotten and most vulnerable of the capitalist system in the world. Frei Hans, founder of Fazenda da Esperança and who arrived in Brazil in 1970 and found in Dom Helder one of his references for humanism and for a new style of religious life. In his method at the head of Fazenda da Esperança, in the relationship with victims of chemical dependency, spirituality represents the base. He believes that the method is the word, for its potential to transform society from the changes it generates in people. The book also reveals traits of Frei's public profile, sometimes as a political subject, a skillful manager, culturally open to the different and deeply impacted by the most forgotten in society.

Keywords: Humanism, Solidarity, Fazenda da Esperança.

 

 

Biografia do Autor

Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor associado e livre docente da Universidade de Pernambuco. Doutorado em Educação pela UFPE (2009). Membro do colegiado do Programa de Mestrado Profissional em Educação da UPE. Pesquisador da área de gestão e políticas públicas em educação. Membro da Acadêmica Pernambucana de Educação e Cultura. Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco.

e-mail: luiz.rodrigues@upe.br  ORDIC: https://orcid.org/0000-0002-3151-1685

Downloads

Publicado

01/05/2022

Edição

Seção

Resenhas