O discurso do uso didático da imagem virtual na escola: uma pesquisa analítico-arqueológica
The discourse of the didactic usage of virtual image at school: an analytical-archaeological research
Resumo
Essa pesquisa discute sobre a presença da imagem visual na sociedade e o uso de ferramentas digitais na escola. Assumimos a tese: na ordem do discurso da cultura visual, a imagem virtual é um dispositivo didático-pedagógico mediador do saber na escola. Acostamo-nos nos fundamentos teórico-metodológicos da Análise Arqueológica do Discurso de Foucault (2015). Mapeamos a rede de significantes e significados do discurso do uso didático da imagem virtual na escola. Encontramos três ordens discursivas: a político-infoeducativa, a didático-pedagógica e a tecnológica imagético-virtual. Na primeira, identificamos a regra o computador na escola. Na segunda, localizamos a imagem virtual com a função de mediar a compreensão de conteúdo. Na última, identificamos o campo da Matemática, Computação e Semiologia. Como resultado, vimos a imagem virtual funcionando como articuladora o saber escolar.
Palavras-chave: Imagem virtual; Análise arqueológica do discurso; Educação escolar.
AbstractThis research discusses on the presence of visual image in society and the use of digital tools at school. We assumed the thesis: in order of visual culture speech, the virtual image is a didactic-pedagogical device mediator of school knowledge. We coast on the theoretical-methodological fundaments of the Archaeological Analysis of the Discourse of Foucault (2015). We mapped the net of significant and meanings of the speech on didactic use of virtual image at school. We found three discussive orders: the political-infoeducative, the didactic-pedagogical, and the technologic virtual-imagetic. First, we identified the rule of computer at school. Secondly, we localized the virtual image with the function of mediating the subject comprehension. Lastly, we identified the field of Math, Computer and Semiology. As result, we saw the virtual image functioning as articulator of school knowledge.
Keywords: Virtual image; Archaeological discourse analysis; School education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 172
- pdf downloads: 118