O discurso do uso didático da imagem virtual na escola: uma pesquisa analítico-arqueológica

The discourse of the didactic usage of virtual image at school: an analytical-archaeological research

Autores

  • Maria do Rosário Gomes Germano Universidade Estadual da Paraíba
  • Erenildo João Carlos Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Essa pesquisa discute sobre a presença da imagem visual na sociedade e o uso de ferramentas digitais na escola. Assumimos a tese: na ordem do discurso da cultura visual, a imagem virtual é um dispositivo didático-pedagógico mediador do saber na escola. Acostamo-nos nos fundamentos teórico-metodológicos da Análise Arqueológica do Discurso de Foucault (2015). Mapeamos a rede de significantes e significados do discurso do uso didático da imagem virtual na escola. Encontramos três ordens discursivas: a político-infoeducativa, a didático-pedagógica e a tecnológica imagético-virtual. Na primeira, identificamos a regra o computador na escola. Na segunda, localizamos a imagem virtual com a função de mediar a compreensão de conteúdo. Na última, identificamos o campo da Matemática, Computação e Semiologia. Como resultado, vimos a imagem virtual funcionando como articuladora o saber escolar.

Palavras-chave: Imagem virtual; Análise arqueológica do discurso; Educação escolar.

Abstract

This research discusses on the presence of visual image in society and the use of digital tools at school. We assumed the thesis: in order of visual culture speech, the virtual image is a didactic-pedagogical device mediator of school knowledge. We coast on the theoretical-methodological fundaments of the Archaeological Analysis of the Discourse of Foucault (2015). We mapped the net of significant and meanings of the speech on didactic use of virtual image at school. We found three discussive orders: the political-infoeducative, the didactic-pedagogical, and the technologic virtual-imagetic. First, we identified the rule of computer at school. Secondly, we localized the virtual image with the function of mediating the subject comprehension. Lastly, we identified the field of Math, Computer and Semiology. As result, we saw the virtual image functioning as articulator of school knowledge.

Keywords:  Virtual image; Archaeological discourse analysis; School education.

 

 

Biografia do Autor

Maria do Rosário Gomes Germano, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba -PPGE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso, Imagem Visual e Educação - GEPDIVE. Professora da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Email: mrggmaciel@gmail.com    orcid:   https://orcid.org/ 0000-0001-8840-471X

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor da Graduação e Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual na Educação – GEPDIVE. E-mail: erenildojc@gmail.com.     Orcid: https://orcid.org/ 0000-0001-7272-2748

Downloads

Publicado

07/04/2022

Edição

Seção

Artigos