Uma Abordagem Didática para a Biologia: uma revisão da literatura acadêmica (2017-2021)

A Didactic Approach to Biology: a review of academic literature (2017-2021)

Autores

  • Ana Júlia Soares Santana ana.soares@icbs.ufal.br
    Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Danielle Araújo Mota danielle.araujo@icbs.ufal.br
    Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-7305-6476

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a utilização da abordagem Ensino por Investigação no Ensino de Biologia, de maneira a aproximá-lo da Natureza da Biologia. Para tal, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura em busca de trabalhos com Sequências de Ensino Investigativo publicados no Portal de Periódicos CAPES/MEC e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com o recorte temporal dos últimos cinco anos (2017-2021). Os resultados demostraram as características particulares da produção do conhecimento biológico, os recursos para Sequências de Ensino Investigativo com problemas não experimentais, e as atividades experimentais no ensino de Biologia e suas implicações, além do fato de que os trabalhos não apresentaram uma preocupação direta em atender a Natureza da Biologia, o que pode resultar em uma lacuna no Ensino de Biologia.

Palavras-chave: Ensino por Investigação; Ensino de Biologia; Natureza da Biologia.

 

Abstract

The work aims to analyze the use of the Approach Teaching by Investigation in The Teaching of Biology, in order to bring it closer to the Nature of Biology. To this end, a Systematic Literature Review was conducted in search of works with Public investigative Teaching Sequences in    the CAPES/MEC Journal Portal and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, with the time frame of the last five years (2017-2021). The results showed the particular characteristics of the production of biological knowledge, the resources for Investigative Teaching Sequences with non-experimental problems, and the experimental activities in the teaching of Biology and its implications, besides the fact that the studies did not present a direct concern in meeting the Nature of Biology, which can result in a gap in biology teaching.

Keywords: Teaching by Investigation; Biology Teaching; Nature of Biology.

 

             

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Júlia Soares Santana, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/ICBS), mestranda em Ensino e Formação de Professores pelo Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de professores (PPGEFOP/UFAL). E-mail: ana.soares@icbs.ufal.br2

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0827-8416

 

 

Maria Danielle Araújo Mota , Universidade Federal de Alagoas

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de professores (PPGEFOP) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal  de  Alagoas (UFAL). E-mail: danielle.araujo@icbs.ufal.br  Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-7305-6476

Downloads

Publicado

11/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 468
  • pdf downloads: 405

Como Citar

SOARES SANTANA, A. J.; ARAÚJO MOTA , M. D. Uma Abordagem Didática para a Biologia: uma revisão da literatura acadêmica (2017-2021): A Didactic Approach to Biology: a review of academic literature (2017-2021). Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4973. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)