A exploração das trabalhadoras domiciliares da indústria têxtil de redes de dormir em Jaguaruana - Ceará: a educação escolar negada

The exploitation of the housewives in the hammock textile industry, Jaguaruana - Ce: The school education denied

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Resumo

Resumo

Nosso trabalho visa analisar a relação entre o acesso à escola e a exploração das trabalhadoras domiciliares pela indústria têxtil de Jaguaruana, buscando, especificamente, contextualizar as formas de exploração do trabalho, articulando a jornada de trabalho e as condições de trabalho e acesso à escola. A presente investigação busca revisitar teóricos que realizaram estudo histórico-econômico-filosófico sobre a categoria trabalho domiciliar e jornada de trabalho. Desta feita, nos fundamentamos em autores que realizam a crítica à sociedade do capital a partir de uma leitura marxiana. Assim sendo, além das contribuições de Marx e Engels (2007-2017), Freitag (1986), Freitas (2018). Em linhas gerais, asseveramos que a produção de redes em Jaguaruana aprofundou a precarização e exploração trabalho domiciliar, com severo desdobramento na não escolarização dessas trabalhadoras desse setor produtivo.

Palavras-chave: Indústria Têxtil; Trabalho Domiciliar; Limites da Jornada de Trabalho; Formação Escolar.

 

Summary

Our paper's goal is to review the relation between the school and the housewives' exploitation by the Jaguaruana textile industry in order to specifically contextualize the forms in work exploitation, articulating the work hours, work conditions, and access to school. The current paper seeks to revisit theorists who performed historical, economic and philosophical studies on the field of home work and work hours. Thus, relying our own study on these authors' fundamentals who carried out critical reviews to capital society from a marxian reading. As such, in addition to the contributions of Marx and Engels (2007-2017), Freitag (1986), Freitas (2018). In short, it is safe to say that the Jaguaruana hammock production deepened the house work precarious and exploitation, with severe outcome of non-schooling of these same housewives in this productive section.

Keywords: Textile Industry; Home Work; Work hours Limits; School Education.

 

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Biografia do Autor

Antônio Marcos Rocha de Carvalho

 

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará PPGE-UECE. Mestre em Educação e Ensino - MAIE pela Universidade Estadual do Ceará (2020). Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (2017). E-mail: marcosrochahc182@gmail.com. OCIRD: https://orcid.org/0000-0002-8558-373X 

Maria das Dores Mendes Segundo

 

Pós-Doutora pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2005); Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1998); Graduada em Economia pela UFC. Professora Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE; Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: mariadores.segundo@uece.br OCIRD: http://orcid.org/0000-0003-2105-3761

 

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

ROCHA DE CARVALHO, A. M. .; MENDES SEGUNDO, M. das D. . A exploração das trabalhadoras domiciliares da indústria têxtil de redes de dormir em Jaguaruana - Ceará: a educação escolar negada: The exploitation of the housewives in the hammock textile industry, Jaguaruana - Ce: The school education denied. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4878. Acesso em: 9 dez. 2024.