Intervenções didático-desenvolvimental: uma análise de jogos lúdicos e desenhos no contexto da Educação Física escolar
Didactic-developmental interventions: an analysis of playful games and drawings in the context of school Physical Education
Resumo
Este estudo teve o objetivo principal analisar a presença dos conteúdos de ensino expressados nos desenhos livres realizados pelas crianças logo depois das intervenções didático-formativas lúdicas com enfoques no jogo de “faz de conta” e no “jogo recreativo” no âmbito da Educação Física escolar. O trabalho se ancorou no materialismo histórico dialético e na Teoria do Ensino Desenvolvimental. Deste modo, realizamos o ensino com a pesquisa através da intervenção didática-formativa. Os sujeitos da pesquisa foram 20 (vinte) alunos de 7 (sete) anos de idade, de ambos os sexos matriculados no primeiro ano vespertino do ensino fundamental da rede pública do município de Goiânia-GO. Como desfecho, o estudo evidenciou que os jogos de faz de conta apresentaram uma maior capacidade de influenciar a memória imediata dos alunos para fazer desenhos livres.
Palavras-chave: Jogos lúdicos; Ensino Desenvolvimental; Aprendizagem
Abstract
The main objective of this study was to analyze the presence of teaching contents expressed in the free drawings performed by the children right after the playful didactic-formative interventions with a focus on the "make believe" game and the "recreational game" in the context of Physical Education at school.The work was anchored in dialectical historical materialism and Developmental Teaching Theory. In this way, we carry out teaching with research through the didactic-formative intervention The research subjects were 20 (twenty) students of 7 (seven) years of age, of both sexes enrolled in the first afternoon of elementary school in the public school in the city of Goiânia-GO. As an outcome, the study showed that make-believe games had a greater capacity to influence students' immediate memory to make free drawings.
Keywords: Ludic games; Developmental Teaching. Learning.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 238
- pdf downloads: 179