Dando adeus à “velha” ciência: a imprescindibilidade de uma ciência mais humana e emancipadora para a valorização do pensamento científico

Autores

  • Silas Alberto Garcia silasgarcia1@hotmail.com
    Universidade Estadual de Goiás- Campus ESEFFEGO

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo tecer e provocar reflexões epistêmicas-filosóficas sobre o modo como a ciência está sistematizada no sistema capitalista e como isso pode ter contribuído para a ascensão das teorias negacionistas do pensamento científico. Para isso, num primeiro momento, será realizado uma abordagem e discussão da ciência como um empreendimento da sociedade capitalista. Já no segundo momento, a finalidade é realizar alguns apontamentos ponderativos que possibilite sustentar a argumentação que advogue por uma ciência mais humana.  Por fim, pondera-se que para o pensamento científico ser mais valorizado é imprescindível darmos adeus ao velho e tradicional paradigma de ciência para darmos lugar a uma ciência mais humana e emancipadora.

Resumen

El propósito de este ensayo es tejer y provocar reflexiones epistémicas y filosóficas sobre la forma en que la ciencia se sistematiza en el sistema capitalista capitalista y cómo eso puede haber contribuido al surgimiento de las teorías negativas del pensamiento científico. Para esto, al principio, se llevará a cabo un enfoque y discusión de la ciencia como una empresa de la sociedad capitalista. En el segundo momento, el propósito es hacer algunas notas reflexivas que permitan apoyar el argumento que aboga por una ciencia más humana. Finalmente, se considera que para el pensamiento científico ser más valorado es fundamental despedirse del paradigma de la ciencia antigua y tradicional para dar paso a una ciencia más humana y emancipadora.

Palabras-clave:  Ciencias; Capitalismo; Humanidad.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 232
  • pdf downloads: 317

Como Citar

ALBERTO GARCIA, S. Dando adeus à “velha” ciência: a imprescindibilidade de uma ciência mais humana e emancipadora para a valorização do pensamento científico. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3591. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos