Mulheres na universidade: a conquista sucede a luta

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Resumo

Este texto objetiva analisar, a partir das especificidades da condição feminina, como acontece o ingresso, a permanência e a participação de mulheres que são: "mães, esposas, donas de casa ou trabalhadoras", no Campus XII da Universidade do Estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de campo que se valeu de questionários e entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados. Os resultados apontam que foi longo o caminho para a conquista da escolarização feminina, porém, ainda assim enfrentam diversos dilemas que originaram muitas consequências, tanto para sua emancipação, quanto para seus estudos. Conclui-se que o perfil das mulheres mudou, assim como suas funções na sociedade e em virtude disso a academia e tantos outros espaços, não podem mais invisibilizar esse público, pois diante de um predomínio numérico e maioria substancial, atuam agora como protagonistas de suas próprias vidas.

Abstract

This text aims to analyze, based on the specificities of the female condition, how the admission, permanence and participation of women happen to be: "mothers, wives, housewives or workers", on Campus XII of the University of the State of Bahia. It is a field research that used questionnaires and semi-structured interviews for data collection. The results show that there was a long way to conquer female education, however, they still face several dilemmas that originated many consequences, both for their emancipation and for their studies. It is concluded that the profile of women has changed, as well as their roles in society and because of that the academy and so many other spaces, can no longer make this public invisible, because in the face of a numerical predominance and substantial majority, they now act as protagonists of their own lives.

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Biografia do Autor

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPQ). Coordenadora do Doutorado Interinstitucional (Dinter - UNEB/UFMG). E-mail: sonia_uneb@hotmail.com.   Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0129-0719.

Samara Gomes Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DEDC - Campus XII, Guanambi/BA. Mestranda na linha de pesquisa: Currículos, Práticas Educativas e Diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPQ). Bolsista FAPESB. E-mail: samaraaguiarcte@hotmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4259-4145.

 

Valquiria Normanha Paes, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DEDC - Campus XII, Guanambi/BA. Pós Graduada em Educação Infantil/ Anos Inicias e Psicopedagogia pela Faculdade Serra Geral -FASG. Professora da Educação Básica, anos iniciais. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPQ). Bolsista PIBIC-FAPESB. E-mail: valquirianpaes@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1084-6977.

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Publicado

03/10/2020
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Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA REIS, S. M.; GOMES AGUIAR, S.; NORMANHA PAES, V. . Mulheres na universidade: a conquista sucede a luta. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3601. Acesso em: 17 nov. 2024.

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