Formação inicial do Pedagogo: contribuições da “atividade de estudo” e da “atividade orientadora de ensino”

Autores

Resumo

Por meio deste artigo, objetiva-se apresentar tessituras referentes à temática formação inicial do pedagogo na busca por apropriação teórica de dois conceitos operativos específicos: “atividade de estudo” e “atividade orientadora de ensino”. Por meio de pesquisa bibliográfica, constatou-se alguns desafios à formação inicial do Pedagogo: por um lado, há a dicotomia “cultural-cognitivo” e “pedagógico-didático” e, por outro, as fragilidades decorrentes da indefinição quanto ao campo pedagógico, à difusão do objeto da Pedagogia e à redução do pedagogo em docente. Como superação de parte desses problemas, propõe-se refletir sobre uma das vertentes da tríade universitária: o ensino, pois, coerentemente com os pressupostos do referencial teórico adotado, a saber, a Teoria Histórico-Cultural, é por meio da apropriação e objetivação da cultura que o sujeito tem possibilidade de humanização.

Abstract

By this article, we objective to present texts related to the thematic Pedagogue initial education aiming to the theoretical appropriation of the two specific operational concepts: “study activity” and “teaching guiding activity”. By the bibliographic research we observed some challenges associated to the Pedagogue initial education: firstly the “cultural-cognitive” and “pedagogical-didactic” dichotomy and on the other hand, the weaknesses coming from the indefiniteness regarding to the pedagogical area; the dissemination of the Pedagogy object and the reducing of the Pedagogue as teacher. In order to overcome some of these problems, we propose to reflect on one of the aspects of the university triad: the education, because, in accordance with the assumptions of the adopted theoretical referential, namely, the Historical-Cultural Theory, by the culture appropriation and objectification it is given the human being the possibility of humanization.

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Biografia do Autor

Elieuza Aparecida de Lima, Unesp-Marília, SP

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (1996). Concluiu Mestrado em Educação (2001) e Doutorado em Educação (2005) pela mesma Universidade. Atualmente, exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília (SP)., junto ao Departamento de Didática. É docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC, Unesp, Marília, SP. Integra o quadro de assessores científicos "ad hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação e Atuação de Professore(a)s da/na Educação Infantil, e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência na Educação Infantil, Formação de Professore(a)s para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Currículo, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil, Prática de Ensino, Didática, Educação e Desenvolvimento Infantis sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural, Formação de Leitores e Produtores de Textos. É membro líder do "Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil" - GEPEDEI e membro do Grupo de Pesquisa: "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural", cadastrados junto ao CNPq. 

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

GAZOLI, M.; LIMA, E. A. de. Formação inicial do Pedagogo: contribuições da “atividade de estudo” e da “atividade orientadora de ensino”. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3588. Acesso em: 26 dez. 2024.

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Artigos