Pós-modernidade e o recuo teórico na formação docente

Autores

  • Márcia Luzia dos Santos marcialuzia13@gmail.com
  • Mariléia Maria da Silva marileiamaria@hotmail.com
  • Simone Valentini si.valentini@hotmail.com

Resumo

Postmodernity and theoretical retreat in teacher education

 

Resumo

Este artigo discute a influência do pensamento pós-moderno na formação do docente da educação básica. As teorias pós-modernas caracterizam-se pela rejeição ao conhecimento “totalizante” e aos valores “universalistas”, pela ênfase nos conhecimentos singulares, nas identidades particulares, nas lutas distintas, e pela negação das noções clássicas de verdade, objetividade e razão. À luz do materialismo histórico, apontamos o quanto a ausência de categorias como totalidade, verdade e luta de classes, anula a possibilidade de compreensão da realidade social e corrobora com a manutenção da sociabilidade do capital. Elucidamos em que medida os pressupostos pós-modernos direcionam para um recuo da teoria crítica em mérito do pragmatismo na formação docente e guiado para um conjunto de reformas de cunho gerencialista.

Palavras-chave: Pós-modernidade. Capitalismo. Formação docente.

 

Abstract

This article discusses the influence of postmodern thinking in the education of the teacher of basic education. Postmodern theories are characterized by the rejection of “totalizing” knowledge and “universalist” values, the emphasis on singular knowledge, particular identities,  distinct struggles, and the denial of the  classical notions of truth, objectivity and reason. In the light of historical materialism, we point out how much the absence of categories as totality, truth and class struggle, cancels the possibility of understanding the social reality and corroborates with the maintenance of the sociability of the capital. We  elucidate the extent which the postmodern assumptions point to a retreat from critical theory on merit of pragmatism in teacher training and guided to a set of managerialist reforms.

Keywords: Postmodernity. Capitalism. Teacher training.          

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Luzia dos Santos

 Doutora em educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Orcid:  http://orcid.org/0000-0001-9143-5728

E-mail: marcialuzia13@gmail.com

Mariléia Maria da Silva

 Professora titular vinculada ao curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC.   Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8746-9001

E-mail: marileiamaria@hotmail.com

Simone Valentini

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Servidora Técnica-administrativa em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.

Orcid:  http://orcid.org/0000-0002-2166-2447    E-mail: si.valentini@hotmail.com

 

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 188
  • PDF downloads: 179

Como Citar

DOS SANTOS, M. L.; DA SILVA, M. M.; VALENTINI, S. Pós-modernidade e o recuo teórico na formação docente. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 225–244, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2832. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos