Liberdade, propriedade e formação segundo John Locke

Freedom, property and formation according to John Locke

Autores

Palavras-chave:

Liberdade; Propriedade; ohn Locke.

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir a questão da liberdade, propriedade e formação em John Locke. Se, para este pensador, a vida, a liberdade e os bens são princípios que definem o homem, afirmamos que a formação dele se inicia já na fase infantil. O dever de ensinar compete inicialmente à família e à escola, pois é nessas instituições que os adultos, já conhecedores do sentido da vida social, devem preparar os novos indivíduos. A nossa questão central aqui é mostrar o percurso para a formação do indivíduo para Locke: um gentleman, aquele que sabe reconhecer nele mesmo a liberdade e a propriedade – pressupostos para abandonar a condição de infante. Por fim, afirmamos que o adulto, para Locke, é o indivíduo que toma posse da propriedade e aprende a estendê-la por meio do trabalho, realizando, assim, a condição que traz em si desde o nascimento.

Palavras-chave: Liberdade; Propriedade; John Locke.

 

Abstract

This article aims to discuss the issue of freedom, property, and education in John Locke. If, for this philosopher, life, liberty, and possessions are principles that define man, we affirm that his education begins in childhood. The duty of teaching initially falls to the family and the school, since it is in these institutions that adults, already knowledgeable about the meaning of social life, must prepare the new individuals. Our central concern here is to show the path toward the formation of the individual for Locke: a gentleman, the one who knows how to recognize in himself the freedom and the property – prerequisites for abandoning the condition of an infant. Finally, we affirm that, for Locke, the adult is the individual who takes possession of property and learns to extend it through work, realizing the condition he has carried within him since birth.

Keywords: Freedom; Property; John Locke.

 

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Biografia do Autor

Ged Guimarães, UEG

Graduação em Pedagogia pela PUC-GO (1987), Mestrado em Educação pela UFG (1993) e Doutorado em Educação pela UFMG (2004). É Pós-Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2013). Professor permanente da Pós-Graduação no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT) da UEG/Anápolis-GO.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8261-2833

E-mail: ged.guimaraes@ueg.br

 

Veronise Francisca dos Santos Lima Rebouças, Secretaria de Educação de Goiás

Doutoranda em Direitos Humanos pelo Programa   de   Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, da Universidade Federal de Goiás (PPGIDH/UFG-GO). Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologia (PPG-IEL/UEG, 2018-2020); bacharel em Direito, pela Universidade Católica de Goiás, licenciada em Letras -Português, pela Universidade Federal de Goiás; licenciada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú e Especialista em Direito Educacional; Direito Civil e Direito Processual Civil. Docente da educação básica da rede estadual de ensino de Goiás.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8418-0007    E-mail:  veronisefrancisca@gmail.com 

 

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ, 2014) e Pós-doutora na Universidade do Porto-Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (FE/UFG, 2005). Especialista em Psicopedagogia (ULBRA/RS, 1998) e em Avaliação Institucional (UEG/GO, 2005). Graduada em Pedagogia (PUC-GO, 1988).Atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Experiência na área de Educação e pesquisadora dos temas: educação superior, políticas públicas, políticas educacionais e formação de professores. Coordenadora Líder do Grupo de Pesquisa POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES / GPEFORP - CNPq.

Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-5725-478X E-mail: yara.silva@ueg.br

GPEFORP - CNPq.

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Publicado

12/12/2025

Como Citar

GUIMARÃES, G.; FRANCISCA DOS SANTOS LIMA REBOUÇAS, V.; FONSECA DE OLIVEIRA E SILVA, Y. Liberdade, propriedade e formação segundo John Locke: Freedom, property and formation according to John Locke. Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11169. Acesso em: 14 dez. 2025.