O sintagma “projeto de vida” e os itinerários formativos no NEM: os casos da Bahia, do Ceará e do Rio Grande do Norte
The syntagm “life Project” and the formative itineraries in the New High School: the cases of Bahia, Ceará, and Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
Novo Ensino Médio; Itinerários formativos; Projeto de vida.Resumo
Este texto articula a interpretação de políticas curriculares para o Novo Ensino Médio (NEM) em três estados do Nordeste brasileiro (Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte), com foco em projetos de vida e em itinerários formativos, pensados em termos derridianos como marcas que arrastam uma vaga noção de grafia de livre tradução. Com base em estudos pós-estruturais, operadores discursivos são utilizados como possibilidades compreensivas da política curricular. Nos documentos curriculares dos estados pesquisados, aponta-se o movimento da política e como a tradução dessa política produz sentidos outros, os quais escapam ao controle e à previsibilidade, como ideia de projeto universal. Considera-se que a pretensa flexibilização curricular é mais uma tentativa de controlar os projetos de vida dos jovens, definindo padrões e propósitos antecipadamente.
Palavras-chave: Novo Ensino Médio; Itinerários formativos; Projeto de vida.
Abstract
This paper articulates an interpretation of curriculum policies for the New High School (NEM, acronym in Portuguese) in three states of Northeastern Brazil (Bahia, Ceará, and Rio Grande do Norte), focusing on life projects and formative itineraries, conceived in Derridean terms as traces that carry a vague notion of writing and free translation. Grounded in post-structuralist studies, discursive operators are employed as interpretive possibilities for understanding curriculum policy. In the curriculum documents of the states analyzed, the movement of policy is highlighted, as well as how the translation of this policy produces other meanings that escape control and predictability, challenging the idea of a universal project. It is argued that the supposed curricular flexibility represents yet another attempt to control young people’s life projects by predefining standards and purposes.
Keywords: New High School; Formative itineraries; Life project.
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