A educação de Jovens e Adultos na reforma do ensino médio: um diálogo a partir da teoria do discurso

The youth and adults education in high school reform: a dialogue based on discourse theory

Autores

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que buscou interpretar o significado do significante Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos textos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Esse estudo se situa no registro teórico da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e de autores(as) brasileiros(as) que aplicam essa teoria no campo do currículo. Buscamos interpretar como a reforma expressa nesses documentos rasura essa modalidade de ensino. Percebe-se que essas mudanças tentam criar um padrão, um fundamento e uma estabilidade que não se sustentam, uma vez que são resultantes de demandas e antagonismos, que na cadeia articulatória não se encerram e estão em constante ressignificação. Haja vista, o processo de juvenilização da EJA, desde os anos 2000, decorrente da presença dos jovens, em sua maioria na faixa etária entre 18 a 29 anos.

Palavras-chave: EJA; Currículo; Teoria do Discurso.

 

             

Abstract

This article is the result of a research that sought to interpret the meaning of the significant Youth and Adults Education (EJA) in the texts of the Common National Curriculum Base - BNCC and Resolution No. 3, of November 21, 2018. This study is located in the theoretical register from the Discourse Theory by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe and by Brazilian authors who apply this theory in the field of curriculum. We seek to interpret how the reform expressed in these documents erasure this teaching modality. It is noticed that these changes try to create a pattern, a foundation and a stability that are not sustainable, since they are the result of demands and antagonisms, which in the articulatory chain do not end and are in constant re-signification. In view, the process of juvenileization of the EJA, since the 2000s, due to the presence of young people, mostly in the age group between 18 and 29 years.

Keywords: EJA; Curriculum; Discourse Theory.

 

 

 

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Biografia do Autor

Rosane Silva de Jesus Tigre, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB.

E-mail: rosejesustigre@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8571-412X

 

Núbia Regina Moreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Doutora em Sociologia (UnB), realizou estágio pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa Oju Obìnrini – Observatório de Mulheres Negras (CNPQ-UESB) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas e Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (UESB).

E-mail: nreginamoreira@hotmail.com. ORCID: https: //orcid.org/0000-0001-6171-6756

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Publicado

28/12/2021
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Como Citar

TIGRE, R. S. de J.; MOREIRA, N. R. A educação de Jovens e Adultos na reforma do ensino médio: um diálogo a partir da teoria do discurso: The youth and adults education in high school reform: a dialogue based on discourse theory. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4518. Acesso em: 26 dez. 2024.