CAMINHOS E DESCAMINHOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DILEMAS DE UMA EDUCADORA PARAENSE

Authors

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9395

Keywords:

Educação infantil, História de vida, Política educacional

Abstract

Este artigo apresenta os principais aspectos estudados e desenvolvidos em minha dissertação de Mestrado que se torna como ponto de partida uma investigação sobre minha história de vida enquanto educadora e pesquisadora no campo da Educação Infantil, relacionando-a à literatura atual produzida sobre esta temática, como também à legislação vigente neste campo. Ele tem por objetivo resgatar dilemas e conflitos por mim vivenciados e investigá-los com a perspectiva de analisar os caminhos e descaminhos que hoje este campo educacional enfrenta na busca de sua identidade própria. Entre as questões abordadas neste estudo, damos ênfase nas concepções e tendências presentes na Educação Infantil, e na análise das legislações e diretrizes inseridas nas políticas públicas vigentes para este campo.

Author Biography

Maria do Socorro Castro Hage, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 2010), Pós - Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2015), Mestrado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 2006), com graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1997). Professora efetiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

References

BARRETO, Ângela Rabelo. Educação Infantil no Brasil: Desafios Colocados. Caderno Cedes, Campinas, Papirus, 1995.

BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro gráfico, 1998.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Nova LDB (Lei 9.394). Rio de Janeiro, 1997.

BORGES. Tereza Maria Machado. A Criança em Idade Pré-Escolar. São Paulo: Ática, 1994.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo. T. A. Queiroz. 1979.

CAMPOS. Maria malta et ali. Creches e Pré-Escolas no Brasil. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, Cortez, 2. Ed. 1995.

GARCIA, Regina Leite. Revisitando a Pré-escola. São Paulo, Cortez, 1993.

HAGE, Maria do Socorro Castro. Caminhos e Descaminhos da Educação Infantil: Dilemas de uma educadora Paraense. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 1997.

IBGE. Censo 2000: Brasília. 2001.

KISHIMOTO, Tisuko Morchida. Pré-escola e democratização do ensino. São Paulo, FDE, 1994.

KORCKZAK, Janusz. Como amar uma criança. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: A arte do disfarce. São Paulo, Cortez, 1995.

MACHADO, Maria Lúcia. Educação Infantil e Currículo: A especificidade do Projeto Educacional e Pedagógico para Creches e Pré-Escolas. Trabalho apresentado na 19ª reunião Anual da ANPED. Caxambu - MG. 1996.

Ministério da Educação e do Desporto. Política de Educação Infantil. Brasília, Secretaria de Ed. Fundamental/ Coordenação da Educação Infantil. Outubro de 1983.

_______. Educação Infantil no Brasil: Situação atual. Brasília, Secretaria de Ed. Fundamental/ Coordenação da Educação Infantil. Outubro de 1994.

_______. Política Nacional de Educação Infantil. Brasília, Secretaria de Ed. Fundamental/ Coordenação da Educação Infantil. Outubro de 1994.

_______. Por uma política de formação do profissional da Educação Infantil. Brasília, Secretaria de Ed. Fundamental/ Coordenação da Educação Infantil. Outubro de 1994.

NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de Professores. Portugal, Porto Editora, 1992.

PEREIRA, Eva Waisros & TEIXEIRA, Zuleide Araújo. Educação básica redimensionada. IN: BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB interpretada: Diversos olhares que se entrecruzam. São Paulo: Cortez. 1997.

SOARES, Magda. Metamemórias - memórias: Travessia de uma educadora. São Paulo, Cortez, 1991.

SOUSA, Ana Maria Costa de. Educação Infantil: uma proposta de gestão municipal. Campinas: Papirus. 1996.

SOUSA, Solange Jobim. Avanços, retrocessos e impasses da política de Educação Pré-escolar no Brasil. São Paulo, Loyola, 1991.

TIRIBA, Lea. Buscando caminhos para a pré-escola popular. São Paulo: Ática, 1992.

WEISZ, Telma. Revendo a função pedagógica da pré-escola. São Paulo, FDE, 1994.

UNICEF. Situação da Infância Brasileira. 2001

Published

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 9
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 10

How to Cite

DO SOCORRO CASTRO HAGE, M. CAMINHOS E DESCAMINHOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DILEMAS DE UMA EDUCADORA PARAENSE. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 4, p. 31–46, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9395. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9395. Acesso em: 24 nov. 2024.