Formação de professores da área de Ciências da Natureza no contexto ribeirinho do Amazonas: desafios e possibilidades à luz de Bourdieu

La formación de docentes en el Área de Ciencias de la Naturaleza en el contexto ribereño del Amazonas: desafíos y posibilidades a la luz de Bourdieu

Autores

Resumo

Neste estudo abordamos a formação inicial e continuada de professores da área de Ciências da Natureza que atuam em contextos ribeirinhos no Amazonas, investigando os desafios e as possibilidades desse processo, mostrando como as lacunas na formação impactam na sua atuação docente. Utilizamos questionário com professores de Ciências e Química, com base nos conceitos de habitus, capital cultural, capital social e campo de Bourdieu, além da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciam lacunas na formação inicial e continuada, desafios estruturais e a importância de práticas pedagógicas alinhadas nas realidades locais. Apesar das limitações, os professores demonstram criatividade e incorporam saberes regionais, apontando a necessidade de políticas educacionais inclusivas e formações contextualizadas para uma educação significativa nas comunidades ribeirinhas.

Palavras-chave: Formação de professores; Capital cultural; Habitus docente.

 

Resumen

En este estudio abordamos la formación inicial y continua de docentes del área de Ciencias Naturales que actúan en contextos ribereños en Amazonas, investigando los desafíos y posibilidades de este proceso, mostrando como las brechas en la formación impactan en su desempeño docente. Se utilizó un cuestionario con docentes de Ciencias y Química, basado en los conceptos de Bourdieu de habitus, capital cultural, capital social y campo, además del análisis de contenido de Bardin. Los resultados destacan las brechas en la formación inicial y continua, los desafíos estructurales y la importancia de prácticas pedagógicas alineadas con las realidades locales. A pesar de estas limitaciones, los docentes demuestran creatividad e incorporan el conocimiento regional, lo que resalta la necesidad de políticas educativas inclusivas y formación contextualizada para una educación significativa en las comunidades ribereñas.

Palabras clave: Formación docente; Capital cultural; Hábitus docente.

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Biografia do Autor

Edilene da Silva Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação de Educação para Ciências e a Matemática da de Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora das Secretarias de Educação Municipal e Estadual do Amazonas.

Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ensino de Ciências -USP, Professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe, Coordenador Geral da RENOEN, Coordenador odo Polo Acadêmico RENOEN/UFS.

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Publicado

12/08/2025

Como Citar

SOUZA, E. da S.; WARTHA, E. J. Formação de professores da área de Ciências da Natureza no contexto ribeirinho do Amazonas: desafios e possibilidades à luz de Bourdieu: La formación de docentes en el Área de Ciencias de la Naturaleza en el contexto ribereño del Amazonas: desafíos y posibilidades a la luz de Bourdieu . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9962. Acesso em: 15 dez. 2025.