Educação Escolar Quilombola: uma revisão sistemática da literatura

Quilombola School Education: a systematic literature review

Autores

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a produção acerca da Educação Escolar Quilombola no período de 2019 a 2023. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, utilizando o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. A busca foi realizada através de quatro descritores: Escola e Identidade Quilombola; Educação Quilombola e Formação Docente; Educação Quilombola e Práticas Educativas, e Educação Quilombola e Práticas Pedagógicas. A partir da análise dos estudos, foi possível inferir que a Educação Escolar Quilombola - EEQ tem enfrentado dificuldades estruturais para efetivar-se nas escolas quilombolas. Identificou-se a falta de preparo e de organização dos órgãos públicos no que tange à elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas. Constatou-se que essas ausências reverberam na formação docente e na afirmação das Diretrizes para a EEQ.

Palavras-chave: Revisão Sistemática de Literatura; Educação Escolar Quilombola; Formação docente.

Abstract

This study aims to analyze the production on Quilombola School Education from 2019 to 2023. A Systematic Literature Review was carried out using the Capes Theses and Dissertations Catalog. The search was carried out using four descriptors: School and Quilombola Identity; Quilombola Education and Teacher Training; Quilombola Education and Educational Practices, and Quilombola Education and Pedagogical Practices. From the analysis of the studies, it was possible to infer that Quilombola School Education - EEQ has faced structural difficulties to be implemented in quilombola schools. The lack of preparation and organization of public agencies regarding the elaboration and implementation of public policies aimed at quilombola communities was identified. It was found that these absences reverberate in teacher training and in the affirmation of the Guidelines for EEQ.

Keywords: Systematic Literature Review; Quilombola School Education; Teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Santos de Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Professor de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Paragominas. 

Marco Antônio Melo Franco, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Ciências da Saúde, com ênfase em Saúde da criança e do adolescente (Faculdade de Medicina / UFMG-2009). Professor Associado do Departamento de Educação (DEEDU/UFOP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFOP) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Referências

ALMEIDA, Sílvio de. Racismo estrutural. [Structural Racism]. São Paulo: Pólen, 2019.

ARRUTI, José Maurício. Conceitos, normas e números: uma introdução à educação escolar quilombola. Revista Contemporânea de Educação, v. 12, n. 23, p. 1-36, jan./abr, 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/96. Brasília, DF: MEC/SEF, 1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Parecer CNE/CEB Nº. 16/2012.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: 2005.

CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. Educação Escolar Quilombola no estado do Amapá: das intenções ao retrato da realidade. Educação, Santa Maria, v. 44, p. 1-21, 2019.

GONCALVES, Benedito Eugenio.; MATOS, Wesley Santos de. Pesquisa e produção de conhecimento sobre quilombos: entrevista com José Maurício Arruti. ODEERE, v. 5, p. 23-48, 2020.

LARCHERT, Jeanes Martin; OLIVEIRA, Maria Waldenez de. Panorama da educação quilombola no Brasil. Políticas Educativas, v. 6, n.2, p.44-60, 2013.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MANCINI, Marisa Cotta; SAMPAIO, Rosana Ferreira. Quando o objeto de estudo é a literatura: Estudos de revisão. Revista Brasileira Fisioterapia, v. 10, n. 4, p. 361-472, out./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/4SXvxPYFB3GWs4V4s3vz7kN/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2023.

MATOS, Wesley Santos. Etnicidade, educação e reconhecimento de si entre as

crianças quilombolas da comunidade Nova Esperança. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade) – Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA, 2017.

MATOS, Wesley Santos de; Eugenio, Benedito Gonçalves. Etnicidades e infâncias quilombolas. Curitiba: CRV, 2019.

RIBEIRO, Débora. Decolonizar a educação é possível? A resposta é sim e ela aponta para a educação escolar quilombola. Identidade. v. 22, n. 1, p. 42-56, jan./jul. 2017.

SOARES, Edimara Gonçalves. Educação escolar quilombola: quando a diferença é indiferente. 2012. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2012.

Downloads

Publicado

10/11/2025

Como Citar

MATOS, W. S. de; FRANCO, M. A. M. Educação Escolar Quilombola: uma revisão sistemática da literatura : Quilombola School Education: a systematic literature review. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9954. Acesso em: 8 dez. 2025.