Estágio em saúde nos cursos de bacharelado em Educação Física: perspectivas futuras

Health internship in bachelor’s courses in Physical Education: future perspectives

Autores

Resumo

O estudo, proveniente de uma tese de doutorado, verificou o processo formativo no bacharelado em Educação Física, na perspectiva de estudos curriculares, com ênfase na saúde dos estágios curriculares obrigatórios. Objetivou-se observar como os estágios, enquanto componente curricular na área da saúde, são compreendidos para os cursos. A pesquisa envolveu entrevistas com docentes e coordenadores de curso e aplicação de questionários a graduandos. A maioria dos estudantes pretendem trabalhar com esporte/treinamento esportivo e treinamento personalizado com ênfase em saúde. Os docentes observam que os graduandos não possuem grandes interesses em trabalhar no Sistema Único de Saúde. Assim, o estágio é visto como uma oportunidade de conhecer/vivenciar as diferentes áreas, mas se entende que deveria ser a preparação para a carreira.

Palavras-chave: Sistema Único de Saúde; Formação profissional; Graduação em Educação Física.

Abstract

The study, derived from a doctoral thesis, examined the training process in the Bachelor's degree in Physical Education from the perspective of curricular studies, with an emphasis on the health aspect of mandatory curricular internships. The objective was to observe how internships, as a curricular component in the health area, are understood within the courses. The research involved interviews with professors and course coordinators, as well as the application of questionnaires to undergraduate students. Most students intend to work with sports/sports training and personalized training with an emphasis on health. The professors noted that undergraduate students do not show much interest in working in the Unified Health System (SUS). Thus, the internship is seen as an opportunity to explore and experience different areas, but it is understood that it should serve as preparation for their professional careers.

Keywords: Unified Health System; Professional training; Degree in Physical Education.

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Biografia do Autor

Ana Elisa Messetti Christofoletti, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’

Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Rio Claro.

Cláudio Joaquim Borba-Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e da Universidade do Estado do Pará.

Alexandre Janotta Drigo, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho'

Doutor em Educação Física pelo Departamento de Ciências e Esporte da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Docente e orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Rio Claro.

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Publicado

03/10/2025

Como Citar

MESSETTI CHRISTOFOLETTI, A. E.; BORBA-PINHEIRO, C. J.; JANOTTA DRIGO, A. Estágio em saúde nos cursos de bacharelado em Educação Física: perspectivas futuras: Health internship in bachelor’s courses in Physical Education: future perspectives. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9761. Acesso em: 5 dez. 2025.