A perspectiva da Sociolinguística Educacional no Livro Didático “Tecendo Linguagens: Língua Portuguesa”, de Oliveira e Araújo (2018)

The perspective of Educational Sociolinguistics in the Textbook “Weaving Languages: Portuguese Language”, by Oliveira and Araújo (2018)

Autores

Resumo

Objetivamos realizar uma análise de conteúdo do Livro Didático (LD) “Tecendo Linguagens: Língua Portuguesa”, de Oliveira e Araújo (2018), destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, levando em consideração a habilidade EF69LP55 da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018) e as habilidades 1 e 4 do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (Brasil, 2020), relativas ao fenômeno da variação linguística. Utilizamos a análise de conteúdo, de Bardin (2016) e Sampaio e Lycarião (2021), como método de pesquisa. A relevância está em reconhecer que o LD é um dos principais recursos da educação básica e, por isso, os conteúdos devem estar alinhados às diretrizes da BNCC e do PNLD. Os resultados confirmam que o conteúdo do LD raramente aborda de forma específica a variação linguística. Embora haja momentos em que o fenômeno possa ser trabalhado, o foco permanece restrito às regras gramaticais da Língua Portuguesa, negligenciando sua heterogeneidade.

Palavras-chave: Variação Linguística; Livro Didático; Educação Básica.

 

Abstract

We aimed to carry out a content analysis of the Textbook (LD) “Weaving Languages: Portuguese Language”, by Oliveira and Araújo (2018), designed for the 9th grade of Elementary School, taking into account the EF69LP55 skill of the Brazilian National Common Core Curriculum - BNCC (Brazil, 2018) and skills 1 and 4 of the National Textbook Program - PNLD (Brazil, 2020), related to the phenomenon of linguistic variation. We used Bardin's (2016) and Sampaio and Lycarião (2021) content analysis as a research method. The relevance is in recognizing that the textbook is one of the main resources of basic education and, therefore, the contents must be aligned with the guidelines of the BNCC and PNLD. The results confirm that the textbook content rarely addresses specifically linguistic variation. Although there are times when the phenomenon can be worked on, focus remains restricted to the grammatical rules of the Portuguese language, neglecting its heterogeneity.

Keywords: Linguistic Variation; Textbook; Basic Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Liandro de Sousa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduada no curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Cursando especialização em Letras com Ênfase em Linguística na Faculdade Focus. 

Dayane Pereira, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutoranda em Linguística e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA) e do Grupo de Estudos do Dicionário (GEDI/UFNT). Bolsista CAPES - Nível Doutorado.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edição Revista e Ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, [1977] 2016.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia PNLD 2020: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2020. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/assets-pnld/guias/Guia_pnld_2020_pnld2020-lingua-portuguesa.pdf. Acesso em: 23 fev. 2024.

CARMO, Beatriz Santana do; SILVA, Maria da Guia Taveiro; MOREIRA, Roniela Almeida. A variação linguística no contexto escolar. Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 75, p. 711-728, 06 jan. 2020. Disponível em: https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/779. Acesso em: 23 fev. 2024.

COSERIU, Eugenio. Lições de linguística geral. Rio de Janeiro:Ao Livro Técnico, 1980.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO. Escola Municipal Giovanni Zanni: Projeto Político-Pedagógico. São Luís: Secretaria de Estado da Educação, 2022.

FARIAS, Ana Carolina Freitas de; SILVA, Maria da Guia Taveiro. Tratamento que a escola dá à variedade linguística do aluno do ensino fundamental de uma escola da zona rural, do município de Imperatriz - MA. Revista (Con)Textos Linguísticos, [s. l.], v. 16, n. 34, p. 54-72, 30 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.47456/cl.v16i34.38357. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38357. Acesso em: 23 fev. 2024.

FREITAG, Raquel Meister Ko. A mudança linguística, a gramática e a escola. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 63–91, 2017. DOI: 10.5965/1984724618372017063. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618372017063. Acesso em: 8 mar. 2025.

MACÊDO, Josué; BRANDÃO, Daniel; NUNES, Daniel. Limites e possibilidades do uso do livro didático de Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 68-86, 2019. DOI: https://doi.org/10.24116/emd.v3n7a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/79. Acesso em: 27 fev. 2024.

MATOS, Joselias; SILVEIRA, Larissa de Farias; NOGUEIRA, Sônia Maria. Semântica em livros didáticos lusófonos: Brasil e Timor-Leste. Verbum, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 53-73, 10 maio de 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p53-73. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/57695. Acesso em: 23 fev. 2024.

MOHR, Adriana. Análise do conteúdo de “saúde” em livros didáticos. Ciência & Educação, Bauru, v. 6, n. 2, 89-106, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132000000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/ChjnrxXqMWxPDNJ5N8dMSbB/?lang=pt#. Acesso em: 28 set. 2023.

MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luiza. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. 4. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2020.

OLIVEIRA, Tania Amaral; ARAÚJO, Lucy A. M. Tecendo linguagens: Língua Portuguesa. 5. ed. São Paulo: FTD, 2018. Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/portugues_ibep_mpu_9ano_divulgacao_e248952d6fa1ba. Acesso em: 6 set. 2023.

SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: ENAP, 2021. 155 p.

SANTANA, Dângila Nielly Lima; CARVALHO, Dayane Pereira Barroso de. Preconceito linguístico em sala de aula: reflexões sobre a percepção dos alunos e impactos da abordagem pedagógica. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 382–400, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21609. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21609. Acesso em: 8 mar. 2025.

SILVEIRA, Estevan; GEALH, Ana Maria; MORALES, Angélica; CALDEIRA, Camila. Análise do conteúdo de zoologia de vertebrados em livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2009. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 217-232, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4258. Acesso em: 28 set. 2023.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: Uma Perspectiva Social. São Paulo: Contexto, 2017.

Downloads

Publicado

19/08/2025

Como Citar

SOUSA, G. L. de; CARVALHO, D. P. B. de. A perspectiva da Sociolinguística Educacional no Livro Didático “Tecendo Linguagens: Língua Portuguesa”, de Oliveira e Araújo (2018): The perspective of Educational Sociolinguistics in the Textbook “Weaving Languages: Portuguese Language”, by Oliveira and Araújo (2018). Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9578. Acesso em: 17 dez. 2025.