Ressignificando a Botânica: avaliação discente sobre uma proposta de ensino focada em metodologias engajadoras
Reframing Botany: student evaluation of a teaching proposal focused on engaging methodologies
Resumo
No ensino de Botânica é crucial adotar práticas pedagógicas que tornem o conteúdo mais atraente. Assim, este estudo avaliou o engajamento de 74 alunos do 1º ano Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza-CE em uma sequência didática (SD) com sete diferentes metodologias sobre Morfologia e Evolução Vegetal. A pesquisa possui abordagem quali-quantitativa, com uso de questionário para coleta de dados, cujas respostas foram analisadas por estatística descritiva, análise de conteúdo e de sentimentos. As metodologias mais engajadoras foram o mural de fotos virtual e correção da avaliação justificada, as menos engajadoras foram a Paródia e Oficina de produção de exsicatas. Embora mudar a situação de impercepção botânica ainda se mostre desafiante, a SD foi considerada bem-sucedida e a pesquisa revelou a importância da variabilidade metodológica para o aprendizado e engajamento discente.
Palavras-chave: Ensino de Botânica; Metodologias Ativas; Impercepção Botânica.
Abstract
In Botany education, it is crucial to adopt pedagogical practices that make the content more engaging. This study evaluated the engagement of 74 first-year high school students from a public school in Fortaleza, Brazil, in a didactic sequence (DS) composed of seven different methodologies focused on Plant Morphology and Evolution. The research followed a qualitative-quantitative approach, using a questionnaire for data collection. The responses were analyzed through descriptive statistics, content analysis, and sentiment analysis. The most engaging methodologies were the virtual photo wall and the justified test correction, while the least engaging were the parody activity and the exsiccata production workshop. Although changing the scenario of botanical unawareness remains challenging, the DS was considered successful, and the study highlighted the importance of methodological diversity for student learning and engagement.
Keywords: Botany Teaching; Active Methodologies; Botanical Imperception.
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