Modernização do Ensino em Ciências Contábeis: Diretrizes Curriculares para uma formação inovadora
Modernization of Education in Accounting Sciences: Curriculum Guidelines for Innovative Training
Resumo
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ministério da Educação (MEC) discutiram e promoveram ações normativas voltadas para reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Tais ações resultaram em uma nova regulamentação, que entrou em vigor em maio de 2024, com prazo de dois anos para implantação pelas Instituições de Educação Superior (IES). O objetivo é adequar o curso à nova realidade do mercado de trabalho, fazendo com que se alinhe às tendências internacionais da educação, e que incorpore tecnologia ao desenvolvimento por competência. Este artigo propõe explorar as habilidades gerais, as competências e habilidades técnicas identificadas para formação crítica dos discentes, bem como propor orientações para criação de um currículo inovador.
Palavras-chave: Ensino Superior em Contabilidade; Diretrizes Curriculares; Currículo Inovador.
Abstract
The Federal Accounting Council (CFC) and the Department of Education (MEC) have discussed and promoted normative acts towards the reformulation of national curriculum guidelines for Accounting Sciences degree courses. Such actions resulted in a new regulation that came into effect on May, 2024, with a two years deadline to be implemented by Higher Education Institutions (IES). The purpose is to adapt the course to the new reality of labour market, making it more aligned to international education trends, and encompassing technology into competency-based development. This article suggests the exploration of general skills, competencies and technical capacities that have been identified as critical to form the students, as well as proposes guidance to create a new innovative curriculum.
Keywords: Higher Education in Accounting; Curriculum Guidelines; Innovative Curriculum.
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Referências
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