O Ensino de limites de funções: uma análise bibliográfica dos pressupostos da sequência fedathi
The teaching of function limits: A bibliographic analysis of the assumptions of the fedathi sequence
Resumo
O artigo abordou o ensino de Limites de Funções (LF) a partir da teoria da Sequência Fedathi (SF). Os altos índices de reprovação e evasão nos Cursos de Exatas exigem novas formas de (re)pensar o ensino. A presente pesquisa com abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de um estudo bibliográfico, com os dados acessados no Google Acadêmico, Portal Oasis e SciELO. Foram selecionados para análises sete trabalhos, sendo quatro abordando a relevância da SF como metodologia eficaz de ensino e três sobre o desenvolvimento dos conceitos de LF, focando na importância do uso de metodologias e sequências de ensino distintas. Entende-se que as premissas da SF como estratégia de ensino de LF refletem novas ações para a superação de desafios didáticos e metodológicos na Educação Matemática e ensejam o desenvolvimento de competências dos discentes como sujeitos na construção do conhecimento.
Palavras-chave: Metodologia de Ensino; Sequência Fedathi; Limites de Funções.
Abstract
The article addressed the teaching of Function Limits (LF) based on the Fedathi Sequence (SF) theory. The high failure and dropout rates in Exact Sciences Courses require new ways of (re)thinking teaching. This research with a qualitative approach was developed through a bibliographic study, with data accessed on Google Scholar, Portal Oasis and SciELO. Seven works were selected for analysis, four addressing the relevance of SF as an effective teaching methodology and three on the development of FL concepts, focusing on the importance of using different methodologies and teaching sequences. It is understood that the premises of SF as a FL teaching strategy reflect new actions to overcome didactic and methodological challenges in Mathematics Education and lead to the development of students' skills as subjects in the construction of knowledge.
Keywords: Teaching Methodology; Fedathi Sequence; Function Limits.
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