A Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEP) para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a invisibilidade de seus territórios escolares

The Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEP) for the initial years of Elementary School and the invisibility of its school territories

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar, na Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEP) do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as referências à Parte Diversificada do currículo destinada ao estudo dos contextos locais a partir dos territórios escolares. Partimos da perspectiva de que as políticas educacionais são arenas de disputas (BALL, 2016) e que os artefatos políticos estão cada vez mais no campo da educação, reforçando um discurso de reformulação das estruturas educacionais como garantia de melhoria na educação. Como aspecto metodológico, a pesquisa é de abordagem qualitativa e, como instrumento para coleta de dados, foi utilizada a análise documental. Evidencia-se que, apesar de ser uma política estadual, a PCEP não traz aspectos da realidade escolar do estado. Pelo contrário, reproduz competências e habilidades da proposta nacional.

Palavras-chave: PCEP; BNCC; Políticas Educacionais.

 

Abstract

This work aims to verify the references in the extra curriculum (parte diversificada – PD) aimed at the study of local contexts from school territories in the Curriculum Guidelines of the State of Paraíba (Proposta Curricular do Estado da Paraíba – PCEP) for Elementary Education – Early Years. We adopt the perspective that educational policies are arenas of dispute (BALL, 2016) and that political artifacts are increasingly in the field of education, reinforcing a discourse of reformulation of educational structures as a guarantee of improvement in education. Methodologically, the research has a qualitative approach, and documentary analysis was used as an instrument for data collection. It is evident that, despite being a state policy, PCEP does not bring aspects of the state’s school reality. On the contrary, it reproduces skills and abilities from the national document (BNCC).

Keywords: PCEP; BNCC; Educational Policies.

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Biografia do Autor

Anne Karoline Cantalice Sena, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais da Paraíba (NUPPE-PB), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Curriculares (GEPPC) e integrante da Revista Espaço do Currículo (REC).

Adriege Matias Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e graduada em Pedagogia pela UFPB. Integra os grupos de pesquisa Currículo e Práticas Educativas e Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC).

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos - UFES. Integrante da Rede Latino-Americana de Estudos Epistemológicos em Política Educacional. Primeira Secretária da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa (ANPED) na gestão 2023-2025

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Publicado

10/07/2025

Como Citar

SENA, A. K. C.; MATIAS RODRIGUES, A.; CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES, A. A Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEP) para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a invisibilidade de seus territórios escolares : The Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEP) for the initial years of Elementary School and the invisibility of its school territories. Revista Cocar, [S. l.], v. 22, n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8147. Acesso em: 18 dez. 2025.