Vozes do grupo interinstitucional de pesquisaformação Polifonia

Voces del grupo interinstitucional de investigación-formación Polifonía

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa; Pesquisaformação; Movimento (auto)biográfico latino-americano.

Resumo

A presente escrita tem por propósito tematizar o caminho percorrido pelo grupo interinstitucional de pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) ao longo dos seus anos de constituição. Toma como objetivo refletir sobre como as pesquisas tecidas no interior do referido coletivo exprimem a abordagem narrativa e (auto)biográfica e conferem autoria aos pesquisadores/as que, em diálogo com suas histórias de vidaformação, produzem conhecimentos sobre si e sobre a realidade na qual se inserem. Assim, no ato responsável de produção da escrita, os autores/as vão constituindo um diálogo em que o tempo/espaço são tensionados na constituição de um grupo interinstitucional que não só produz pesquisas significativas para o campo da educação, como também investigaçõesformações que favorecem uma forma coletiva de aprender a olhar criticamente para si, num virtuoso caminhar em partilha dialógico, com o outro e o mundo, em um processo emancipatório e humanizado.

Palavras-chave: Pesquisa narrativa; Pesquisaformação; Movimento (auto)biográfico latino-americano.

Resumen

La presente escritura tiene como propósito tematizar el recorrido realizado por el grupo interinstitucional de investigación-formación Polifonía (UNICAMP/UERJ) a lo largo de sus años de constitución. Tiene como objetivo reflexionar sobre cómo las investigaciones tejidas en el seno de dicho colectivo expresan el enfoque narrativo y (auto)biográfico y otorgan autoría a los/as investigadores/as que, en diálogo con sus historias de vida-formación, producen conocimientos sobre sí mismos/as y sobre la realidad en la que se insertan. Así, en el acto responsable de la producción de la escritura, los/as autores/as van constituyendo un diálogo en el que el tiempo/espacio se tensiona en la conformación de un grupo interinstitucional que no solo produce investigaciones significativas para el campo de la educación, sino también investigaciones-formaciones que favorecen una forma colectiva de aprender a mirarse críticamente a sí mismos/as, en un virtuoso caminar compartido y dialógico, con el otro y con el mundo, en un proceso emancipatorio y humanizado.

Palabras clave: Investigación narrativa; Investigación-formación; Movimiento (auto)biográfico latinoamericano.Parte superior do formulário

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar Zuqueto Serra Neto, UFPA

Professor de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. É Graduado e Especialista em Letras por essa mesma Universidade. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa-MG e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da UNICAMP e do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e da Faculdade de Educação da UNICAMP. E-mail: itamarzuquetoufpa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0001-1872-4280.

 

Alba Patrícia Passos de Sousa, UFPI

Mulher Preta e Classe Trabalhadora. Atualmente realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí/ CAFS. Orientadora (Mestrado) no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2024), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2017), Especialização em docência do Ensino Superior (ISEPRO), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2011). Membra do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ciências Descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES), membra externa Associada no Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Educadoras na Paraíba do Século XX e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada e Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (GEPEC/UNICAMP). Tem experiência na área de Educação atuando nos seguintes temas: História da Educação; Métodos de Ensino, Relações Étnico Raciais e Gênero. E-mail: alba2sousa@ufpi.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0453-5550

 

Dayse Gonçalves Fontenelle, Rede Municipal de Ensino de Niterói

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professora de História da Rede Municipal de Ensino de Niterói; Integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UERJ/FFP e UNICAMP). Pesquisas na seguinte temática: Formação Docente; Narrativas autobiográficas; Cotidianos escolares. E-mail: daysefontenelle@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5113-9596.

 

Referências

ALVARENGA, Juliana Godói de Miranda Perez. Narrativas-formadoras na escola de tempo integral de Itaboraí: formação docente no período extraclasse. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

BARROS, Manoel. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Planeta, 2006.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza, SANTANA, Rodrigo Luiz de Jesus, PEREZ, Juliana Godói de Miranda. Instituto de Educação Clélia Nanci: Lugar de Memórias e de Experiências Formadoras. In: As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, Rio de Janeiro, 2011, v.1. p.1 – 14. Disponível em: https://nucleodememoriaiecn.files.wordpress.com/2015/09/iecn-lugar-de-memc3b3ria-e-de-experic3aancias-formadoras-2011.pdf acesso em: 15 de fev. 2024

BRAGANÇA, Inês Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores/as: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: https://books.scielo.org/id/f6qxr

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (org.). Experiências na formação de professores: memórias, trajetórias e práticas do Instituto de Educação Clélia Nanci. Rio de Janeiro: Lamparina; FAPERJ, 2014. 312 p.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; MORAIS, Joelson de Sousa; ALVARENGA, Juliana Godói de Miranda Perez; OLIVEIRA, Liliam Ricarte de. Acompanhamento em pesquisaformação: experiências de orientação coletiva e escrita narrativa (auto)biográfica. Márgenes – Revista de Educación de la Universidad de Málaga, Vol. 1 Núm. 3 (2020), p. 326-343.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; PRADO, Guilherme do Val Toledo; ARAÚJO, Mairce da Silva. Sobre pesquisaformação, itinerários e diálogos. Educação Unisinos, vol. 25, n. 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/22262/60748864. Acesso em: 01 mar. 2024.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação: narrativas (auto)biográficas - trajetórias e tessituras teórico-metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; VILLAS-BÔAS, Lúcia; CUNHA, Jorge Luiz da (org.) Pesquisa (Auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Pesquisa (auto)biográfica, Modalidades, Incertezas e Refigurações Identitárias. p. 65-81. V.1

BURKE, Peter (org.). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. 133 fls. Dissertação (Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 1996.

FONTENELLE, Dayse Gonçalves. Narrativas sobre a construção do currículo na Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda: um caminho de experiências e (trans)formações. 177 fls. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 281 p.

MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; SANTANA, Rodrigo Luiz de Jesus (Org.). A escrita de narrativas docentes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

MORAIS, Joelson de Sousa. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. 2022. 259 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1237977. Acesso em: [inserir data de hoje].

NÓVOA, Antônio. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo da formação de professores. In: GATTI, Bernadete Angelina [et. al. ]. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013. p. 199-210.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. V. 1.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnicas e Tempo, Razão e Emoção. 4º.ed. 2. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. – (Coleção Milton Santos; 1)

SERRA NETO, Itamar Zuqueto. Histórias de vida e formação de estudantes da licenciatura em língua portuguesa do Campus da UFPA em Altamira: formação para a docência na educação básica, projetos em disputa. 2024. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2024. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1396576. Acesso em: [23/12/25].

SOUSA, Alba Patrícia Passos de. Tecendo memórias e histórias: associativismo pedagógico e as práticas educativas da União Artística Operária Florianense (1920-1957). 2024. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2024. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390465. Acesso em: [inserir data de hoje].

SOUZA, Neusa Santos. O tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

SUÁREZ, Daniel Hugo; GRANGEIRO, Denise; MURILLO-ARANGO, Gabriel Jaime; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; FARIA, Juliana Batista. (Org.). Narrativas en redes de investigación-formación. 1ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2025.

Downloads

Publicado

27/12/2025

Como Citar

ZUQUETO SERRA NETO, I.; PASSOS DE SOUSA, A. P.; GONÇALVES FONTENELLE, D. Vozes do grupo interinstitucional de pesquisaformação Polifonia: Voces del grupo interinstitucional de investigación-formación Polifonía. Revista Cocar, [S. l.], n. 45, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11368. Acesso em: 27 jan. 2026.

Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/www/html/periodicos/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.inc.php on line 49