Operacionalização da política de inclusão escolar e seus desdobramentos em municípios do Litoral Norte/RS: diretrizes e estratégias

Operationalization of the school inclusion policy and its consequences in municipalities on the North Coast/RS: guidelines and strategies

Autores

Resumo

O artigo descreve uma pesquisa de mestrado que analisou orientações e diretrizes para a operacionalização das políticas de inclusão escolar nos municípios do Litoral Norte gaúcho a partir de entrevistas com 21 gestores municipais de educação. Com inspiração nas noções foucaultianas de biopolítica e governamentalidade, o exercício analítico permitiu a organização de três eixos:  discursos e suas (in)visibilidades na condução do outro; saberes clínicos e estratégias ativadas pelo (bio)poder; produção de verdades: reafirmação da norma. As reflexões finais mostram que os movimentos são de captura dos sujeitos posicionados na norma e de sua vigilância constante, tendo como referência saberes e poderes pedagógicos, psicológicos e clínicos.

Palavras-chave: Políticas de inclusão; Biopolítica; Governamentalidade.

 

 

Abstract

The article describes a master's degree research that analyzed guidelines and guidelines for the operationalization of school inclusion policies in the municipalities of the North Coast of gaúcho based on interviews with 21 municipal education managers. Inspired by Foucault's notions of biopolitics and governmentality, the analytical exercise allowed the organization of three axes: a) Discourse, practices and their (in)visibilities in leading others; b) Clinical knowledge and strategies activated by (bio)power; c) Production of truths: reaffirmation of the norm. The final reflections show that the movements are to capture the subjects positioned in the norm and their constant surveillance, using pedagogical, psychological and clinical knowledge and powers as a reference.

Keywords: Inclusion policies; Biopolitics; Governmentality.

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Biografia do Autor

Adiel Philipe Leão da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Professor das redes de ensino de Capão da Canoa e Cidreira/RS

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com estágio pós-doutoral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia-Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). 

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Publicado

19/08/2025

Como Citar

SILVA, A. P. L. da; SARDAGNA, H. V. Operacionalização da política de inclusão escolar e seus desdobramentos em municípios do Litoral Norte/RS: diretrizes e estratégias: Operationalization of the school inclusion policy and its consequences in municipalities on the North Coast/RS: guidelines and strategies . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10030. Acesso em: 16 dez. 2025.