Representações sociais e Educação Física: a influência do currículo dos docentes na formação do professor

Social representations and Physical Education: the influence of teachers' curriculum on teacher training

Authors

Abstract

O estudo discute o currículo dos professores universitários e as representações sociais sobre a Educação Física, analisando possíveis influências que podem exercer sobre a formação dos estudantes. Empregou-se uma pesquisa documental em três instituições que possuem graduação em Educação Física no Rio de Janeiro. Inicialmente, evidencia-se que mais da metade dos professores dos cursos são vinculados à subárea Biodinâmica. Sobre os currículos, observou-se que a maior parte dos professores que iniciaram suas carreiras na subárea Pedagógica migraram para a Biodinâmica ao longo do seu processo formativo. Nota-se ainda que quase metade dos agentes da Biodinâmica ministram disciplinas das subáreas Pedagógica e Sociocultural. Assim, a desproporcionalidade entre as subáreas está presente na formação, reforçando a conformação de representações sociais de uma Educação Física Biodinâmica.

Palavras-chave: Representações sociais; Educação Física; Formação de professores.

 

Abstract

This study discusses the curriculum of university teachers and social representations of Physical Education, analyzing possible influences they may have on students' training. Documentary research was carried out in three institutions that have a degree in Physical Education in Rio de Janeiro. Initially, it is clear that more than half of the course teachers are linked to the Biodynamics subarea. Regarding curricula, it was observed that most teachers who started their careers in the Pedagogical subarea migrated to Biodynamics throughout their training process. It is also noted that almost half of Biodynamics agents teach subjects in the Pedagogical and Sociocultural subareas. Thus, the disproportionality between the subareas is present in the training, reinforcing the conformation of social representations of a Biodynamic Physical Education.

Keywords: Social representations; Physical Education; Teacher training.

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Author Biographies

Felipe da Silva Triani, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. É líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para a Formação de Professores (LAGERES) e membro do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC).

Renato Cavalcanti Novaes, Marinha do Brasil

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Marinha do Brasil no Centro de Instrução Almirante Alexandrino. É membro do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC).

Silvio de Cassio Costa Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Realizou estágio de pós-Doutorado pela Universidade de Évora (Portugal), no Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA). Professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atua, respectivamente, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte. É líder do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC).

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Published

12/08/2025

How to Cite

TRIANI, F. da S.; NOVAES, R. C.; TELLES, S. de C. C. Representações sociais e Educação Física: a influência do currículo dos docentes na formação do professor: Social representations and Physical Education: the influence of teachers’ curriculum on teacher training. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9963. Acesso em: 18 dec. 2025.