Razão e emoção e sua relação com o comportamento financeiro
Reason and emotion and their relationship with financial behavior
Abstract
A razão e a emoção influenciam diretamente decisões individuais e o comportamento financeiro, devendo ser contempladas na Educação Financeira. Este artigo investigou a relação entre razão e emoção e seu impacto nas práticas financeiras, por meio de pesquisa descritiva com entrevistas semiestruturadas a profissionais de diversas áreas. Os depoimentos, analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD), revelaram que todos os participantes, mesmo sem formação em Educação Financeira e independentemente de serem consumistas, baseiam seus hábitos de consumo financeiro em valores emocionais. Tal constatação enfatiza a necessidade de promover, antes de técnicas e ferramentas de gestão, uma transformação de mentalidade por meio do desenvolvimento consciente de valores e atitudes financeiramente sustentáveis.
Palavras-chave: Educação Financeira; Comportamento Financeiro; Razão, Emoção e Valores.
Abstract
Reason and emotion directly influence individual decisions and financial behavior, and should be addressed in Financial Education. This article examined the relationship between reason and emotion and their impact on financial practices through a descriptive study using semi-structured interviews with professionals from various fields. The testimonies, analyzed via Discourse Textual Analysis (DTA), revealed that all participants—regardless of having no formal Financial Education or being consumers—base their financial consumption habits on emotional values. This finding underscores the need to foster a mindset shift through the conscious development of financially sustainable values and attitudes before introducing money-management techniques and tools.
Keywords: Financial Education; Financial Behavior; Reason, Emotion and Values.
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