A educação física nos documentos curriculares do estado do Pará

The physical education in the curricular documents of the state of Pará

Authors

Abstract

O estudo analisa as concepções de educação física e os direcionamentos atribuídos a este campo nos Documentos Curriculares para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio do estado do Pará e nas Matrizes Curriculares do estado do Pará aprovadas pela Resolução nº 504/2023 do Conselho Estadual de Educação para compreender as implicações ao campo do conhecimento educação física. Utiliza o método praxiológico de Pierre Bourdieu, a pesquisa documental para coletar os dados e a análise de conteúdo para o trato. Constata o acionamento de diversas bases epistêmico-conceituais familiares à educação física, produzindo uma proposital “confusão teórica” e direcionando o campo às competências. Conclui que o pragmatismo se torna baliza teórica à educação física, vinculando-a a um sentido prejudicado de prática, e a autonomia docente é reduzida às competências.

Palavras-chave: Educação Básica; Educação Física; Currículo.

 

Abstract

The study analyzes the conceptions of physical education, and the guidelines attributed to this field in the Curricular Documents for early childhood, elementary and secondary education at the state of Pará and in its Curricular Matrices approved by State Education Council Resolution nº 504/2023 to understand the knowledge implications for physical education field. It uses Pierre Bourdieu’s praxeological method, documentary research to collect data and content analysis for processing it. It notes the activation of several epistemic-conceptual bases familiar to physical education, intentionally producing a “theoretical confusion” and directing the field towards competencies. It concludes that pragmatism becomes a theoretical guideline for physical education, linking it to a compromised sense of practice, and teaching autonomy is reduced to competencies.

 

Keywords: Basic Education; Physical Education; Curriculum.

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Author Biography

Meriane Conceição Paiva Abreu, Secretaria do Estado de Educação do Pará

Professora de educação física da Secretaria do Estado de Educação do Pará e da Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Social de Barcarena-Pará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (2022). Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2016). Coordenadora da Linha de Pesquisa Epistemologias e Produção do Conhecimento vinculada ao Grupo de Pesquisa Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ/UFPA). Membro técnico do Grupo de Pesquisa Ressignificar – Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica/UEPA.

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Published

19/08/2025

How to Cite

ABREU, M. C. P. A educação física nos documentos curriculares do estado do Pará: The physical education in the curricular documents of the state of Pará . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9408. Acesso em: 16 dec. 2025.