Diversidade de saberes e perfil conceitual como forma de se compreender a Astronomia Cultural no ensino escolar
Diversity of knowledge and conceptual profile as a way of understanding Cultural Astronomy in school teaching
Abstract
Este trabalho, fruto de uma dissertação de mestrado, estabelece uma relação entre os saberes científicos, escolares e primevos, conforme proposto por Áttico Chassot, e a teoria do Perfil Conceitual, de Eduardo Mortimer. Como exemplo de aplicação, utiliza-se o ensino da Astronomia Cultural sob a ótica dos saberes indígenas relacionados às constelações e à sua influência no cotidiano desses povos. Ao final, apresenta-se uma discussão que articula os três elementos — saberes diversos, perfil conceitual e Astronomia Cultural — para evidenciar a importância de se abordar a Ciência em seu caráter social no Ensino de Ciências, considerando que esse tema ainda é pouco tratado nas escolas. As discussões valorizam os conhecimentos prévios dos alunos e suas culturas locais, integrando-os ao perfil conceitual de cada indivíduo, com o intuito de ampliar sua compreensão sobre o universo que os cerca.
Palavras-chave: Astronomia Cultural; Perfil Conceitual; Saberes primevos.
Abstract
This work, the result of a master's thesis, establishes a relationship between scientific, school and primitive knowledge, as proposed by Áttico Chassot, and the Conceptual Profile theory, by Eduardo Mortimer. As an example of application, the teaching of Cultural Astronomy is used from the perspective of indigenous knowledge related to the sky and its influence on the daily lives of these people. At the end, a discussion is presented that articulates the three elements — diverse knowledge, conceptual profile and Cultural Astronomy — to highlight the importance of approaching Science in its social character in Science Teaching, considering that this topic is still little discussed in schools. The discussions value the students' prior knowledge and their local cultures, integrating them into the conceptual profile of each individual, with the aim of expanding their understanding of the universe that surrounds them.
Keywords: Cultural Astronomy; Conceptual Profile; Primary Knowledge.
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