Reflexão crítica do processo de mercantilização da escola pelas análises de Aranha e Freitas e sua relação com a BNCC
Critical reflection of the school commodification process by the analysis of Aranha and Freitas and its relationship with the BNCC
Abstract
O presente artigo discute o conceito de mercantilização da educação e trata das ofensivas para formação flexível que objetivam atender os interesses do setor empresarial, ampliando sua influência constatada no processo histórico da educação. Destaca-se suas dimensões centrais – mercantilização e privatização da educação –, com propostas empresariais na educação como os sistemas de vouchers. Relaciona-se isto à apreensão de aspectos históricos e conjunturais desse processo, com os conceitos do capitalismo, sendo que historicamente Aranha (2012) aborda como discursos educacionais alinhados as políticas econômicas, contribuem para compreender teorias liberais para formação. Considera-se também a influência neoliberal nas políticas curriculares na promoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas análises de Pereira e Evangelista (2019) para atender interesses ideológicos empresariais.
Palavras-chave: Mercantilização da educação; História da educação; BNCC.
Abstract
This article analyses education’s commodification and deals with the assaults for flexible training that aim to serve the interests of the business sector, extending its influence that has been seen in the historical process of education. Its central dimensions are highlighted – commodification and privatization of education –, with business proposals in education such as voucher systems. This is related to the apprehension of historical and conjunctural aspects of this process, with the concepts of capitalism. Historically Aranha (2012) addresses how educational discourses aligned with economic policies contribute to understanding liberal theories of education. It is also considered the neoliberal influence on curriculum policies in the promotion of the National Common Curriculum Base (BNCC) in the analysis of Pereira and Evangelista (2019) to meet ideological business interests.
Keywords: Commodification of education; History of education; BNCC.
Downloads
References
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. Belenzinho: Moderna, 2012. 685 p.
ARAÚJO, Renan; OLIVEIRA, Helen Cristina de. Implicações da lógica da teoria do capital humano sobre o trabalho educativo: um olhar histórico. Pedagogia em Foco, Iturama, v. 12, n. 7, p. 88-101, jan./jun., 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2022.v4i1n8.668-673. Acesso em: 16 jul. 2022.
MCLAREN, Peter; FARAHMANDPUR, Ramin. Pedagogia revolucionária na globalização. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
PEREIRA, Jennifer Nascimento; EVANGELISTA, Olinda. Quando o capital educa o educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 6, n. 10, p. 65-90, jan./jun., 2019.
RENZULLI, Linda; ROSCIGNO, Vincente. Charter school policy, implementation, and diffusion across the United States. Sociology of Education, Albany, v. 78, p. 344-366, oct. 2005.
SÜSSEKIND, Maria Luiza. A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 91-107, jan./maio, 2019.




















