A pedagogia empreendedora do Banco Mundial e a mercantilização da educação
The World Bank's Entrepreneurial Pedagogy and the Commodification of Education
Abstract
Este artigo aborda a pedagogia empreendedora. Procura-se demonstrar que está pedagogia, mais do que apresentar uma alternativa viável ao desemprego crônico, ajuda a legitimar a caracterização burguesa de incompetência dos futuros trabalhadores que, daquele fenômeno contemporâneo, serão vítimas iminentes. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, ancorada no materialismo histórico e dialético. Concluiu-se que a pedagogia empreendedora é um suporte teórico que contribui para a alienação política da juventude trabalhadora e para o arrefecimento da luta de classes futura, posto que é um dos pilares da escola convertida em instrumento de modelagem dos futuros trabalhadores, que estarão adequadamente submetidos aos valores e às condições objetivas da superexploração, condicionada pelo desemprego estrutural. Essa concepção reforça o papel do Banco Mundial na formulação de políticas educacionais, no financiamento de projetos e na promoção de uma educação voltada às exigências da economia global, consolidando-o como o principal articulador e propagador da pedagogia empreendedora.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Banco Mundial; Capital humano.
Abstract
This article looks at entrepreneurial pedagogy. It seeks to demonstrate that this pedagogy, rather than presenting a viable alternative to chronic unemployment, helps to legitimize the bourgeois characterization of the incompetence of future workers who will be the imminent victims of this contemporary phenomenon. The research was bibliographical and documental, based on historical and dialectical materialism. It was concluded that entrepreneurial pedagogy is a theoretical support that contributes to the political alienation of working-class youth and the cooling of the future class struggle, since it is one of the pillars of the school converted into an instrument for modeling future workers, who will be adequately subjected to the values and objective conditions of super-exploitation, conditioned by structural unemployment. This concept reinforces the role of the World Bank in formulating educational policies, financing projects and promoting education geared towards the demands of the global economy, consolidating it as the main articulator and propagator of entrepreneurial pedagogy.
Keywords: Entrepreneurship; World Bank; Human capital.
Downloads
References
APPLE, Michael. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.
APPLE, Michael. Para além da lógica do mercado. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para Todos: Investir nos Conhecimentos e Competências das Pessoas para Promover o Desenvolvimento. Estratégia 2020 para a Educação do Grupo Banco Mundial. Washington, DC: Banco Mundial. 2011.
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2019: A Natureza Mutável do Trabalho. Washington, DC: Banco Mundial. 2019. DOI: 10.1596/978-1-4648-1328-3.
BANCO MUNDIAL. Competências e emprego: uma agenda para a juventude. Síntese de constatações, conclusões e recomendações de políticas. Washington, DC: Banco Mundial. 2021.
BANCO MUNDIAL. Apoio do Banco Mundial à Educação: Uma abordagem sistêmica para alcançar a aprendizagem para todos. Recuperado em: Banco Mundial. 2014. Disponível em: https://www.bancomundial.org/es/results/2014/04/28/world-bank-support-to-education-a-systems-approach-to-achieve-learning-for-all. Acesso em: 18 maio 2024.
BECKER, Gary. Human Capital: A Theoretical and Empirical Analysis with Special Reference to Education. Chicago: The University of Chicago Press, 1993.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasil, 2019.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Editora Xamã, 1996.
CHOSSUDOVSKY, Michel. A globalização da pobreza. São Paulo: Editora Moderna, 1999.
COMENIUS, Didática Magna. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2017.
COSTA, Euler. Os ataques à educação pública no Brasil: do senso comum do capital humano ao oportunismo neoliberal na pandemia. In: AFFONSO, Cláudio et al. Trabalho docente sob fogo cruzado II. Rio de Janeiro: Laboratório de Políticas Públicas (LPP-UERJ), 2021.
DEWEY, John. Democracy and education. Boulder – Colorado (USA): Myers Education Press, 2018.
DOLABELA, Fernando. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Editora da Cultura, 2003.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. São Paulo: Editora Autonomia Literária, 2017.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas: Editora Autores Associados, 2016.
DUQUE, Felipe, Empreendedorismo na Educação: a trajetória de um projeto neoliberal, Rio de Janeiro, Editora Telha, 2022.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
FIORI, José Luís. Hegemonia e império. In: FIORI, José Luís. O poder americano. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2004.
FONSECA, Marília. O Banco Mundial e a Educação: reflexões sobre o caso brasileiro. In: GENTILI, Pablo. (org). Pedagogia da exclusão. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
GENTILI, Pablo. (org). Pedagogia da exclusão. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2021.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere n.º 2. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2022.
GUILLUY, Christophe. Fim da classe média. Rio de Janeiro: Editora Record, 2020.
HARVEY, David. A Brief History of Neoliberalism. New York: Oxford University Press, 2007.
HERBART, Johann Friedrich. Pedagogia geral. Lisboa: Editora Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
JÚNIOR, William Pessoa da Mota; MAUÉS, Olgaíses Cabral. O Banco Mundial e as Políticas Educacionais Brasileiras. Revista Educação & Realidade. v. 39, n. 4, p. 1137 – 1152, out./dez. 2014.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Lisboa: Editora Edições 70, 2019.
LEAL, Antonio Fernandes. Aprender a empreender: um pilar na educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. A Educação e o desenvolvimento histórico da pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo (orgs). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
MAZZOTTI, Tarso. Estatuto de cientificidade da Pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido (org). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez Editora, 1996.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Editora Boitempo, 2002.
MÉZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Editora Boitempo, 2011.
MONTORO, Xabier Arrizabolo. Capitalismo e economia mundial. São Paulo: Editora HUCITEC, 2023.
NEILL, Alexander Sutherland. Liberdade na escola. São Paulo: Editora IBRASA, 2010.
PAULA, Maurício de Oliveira. A Reforma do ensino médio e as novas necessidades do capital. São Paulo: Editora Dialética, 2022.
PEREIRA, José Márcio Mendes. O Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2010.
PIAGET, Jean. Psicology and Education. London; Hadder Arnolds, 1976.
PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido (org). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez Editora, 1996.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. A escola-comuna. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2013.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Editora UNESP, 2022.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Editora Autores Associados, 2021
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Editora Autores Associados, 2013.
SCHULTZ, Theodore. Capital Humano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
SMITH, John. Imperialismo no século XXI. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2024.
VYGOTSKY, Lev. Aprendizado e desenvolvimento. São Paulo: Editora Scipione, 1997.
WORLD BANK. World Development Report 1991: The Challenge of Development. World Bank Oxford University Press, Washington, D.C. 1991.




















