Novas tendências pedagógicas para o novo século: uma revisão integrativa da (re)edição das metodologias ativas

New pedagogical trends for the new century: an integrative review of the (re)edition of active methodologies

Authors

Abstract

A pesquisa resulta da dissertação de mestrado em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Tem como objetivo, a partir de uma revisão integrativa, realizar a análise, à luz da crítica marxista, das metodologias ativas de ensino. A proposta investigativa será apresentada em dois momentos. Primeiramente, a apresentação daquilo que se compreende como metodologias ativas, bem como a forma como estas se apresentam na literatura científica. Em seguida, discutiremos quanto às suas limitações de caráter ideológico, uma vez que se apresentam como salvadoras da educação, porém, são permeadas de faltas como negligenciamento dos conteúdos, retirando a importância do papel da transmissão do conhecimento da prática educativa. Identificamos em três pontos as problemáticas: a hipertrofia da dimensão técnica, a ausência de uma unidade teórica e a posição das metodologias frente à transmissão do conteúdo.

Palavras-chave: Metodologias Ativas; Tendências pedagógicas; Crítica marxista.

 

Abstract

The research results from the master's thesis in Education at the Ceará State University (UECE). Its objective, based on an integrative review, is to carry out an analysis, in the light of Marxist criticism, of active teaching methodologies. The investigative proposal will be presented in two stages. Firstly, the presentation of the understanding of active methodologies, as well as the way they are presented in scientific literature. Next, we will discuss their ideological limitations, since they present themselves as savior of education; however, they are permeated with faults such as neglect of content, removing the importance of the role of transmitting knowledge of educational practice. We identified the problems in three points: the hypertrophy of the technical dimension, the absence of a theoretical unit and the position of methodologies in relation to the transmission of content.

Keywords: Active methodologies; Pedagogical trends; Marxist criticism.

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Author Biographies

Marlla Rúbya Ferreira Paiva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará/ Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE (2025). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2020). Especialista em Terapia Analítico-Comportamental pela Universidade de Fortaleza (2017). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Luciano Feijão (2015) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015). Atua como psicóloga clínica e pesquisadora sobre temas pertinentes à emancipação humana.

Betânea Moreira de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Estágio Pós-Doutoral (2015) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora (2007), mestra (2001) e especialista (1999) em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduação em Psicologia (1994) pela mesma universidade. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e nos cursos de Pedagogia e Psicologia. Professora do Curso de Direito e Psicóloga Técnica do Núcleo de Prática Jurídica na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE). Tem experiência nas áreas de Psicologia, Direito, Pessoa com Deficiência, Trabalho e Educação, com ênfase nos estudos sobre aprendizagem, desenvolvimento humano e social, individualidade e formação humana.

Antonio Dário Lopes Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutor (2021), mestre (2016) em Educação – Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduação em Psicologia (2012) pela mesma universidade. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, vinculado ao Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (DE/CCHSA), atuando nos cursos de Pedagogia e Ciências Agrárias. Vice-Coordenador do curso de Pedagogia. Atua na área de psicologia do desenvolvimento humano, com interesse principal na psicologia soviética, Vigotski, Luria e Leontiev.

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Published

03/10/2025

How to Cite

PAIVA, M. R. F.; MORAES, B. M. de; LOPES JÚNIOR, A. D. Novas tendências pedagógicas para o novo século: uma revisão integrativa da (re)edição das metodologias ativas : New pedagogical trends for the new century: an integrative review of the (re)edition of active methodologies. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8858. Acesso em: 5 dec. 2025.