Articulações em torno da BNCC para um "todos" em tempos de pandemia

Joints around the BNCC for an "all" in pandemic times

Authors

Abstract

Temos acompanhado nas últimas décadas uma intensa mobilização no país em prol da construção de parâmetros, diretrizes, orientações e propostas que visam a normatização dos currículos (LOPES, 2015b). Este artigo tem por objetivo tratar das articulações em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como projeto curricular único para um “todos”, à luz de tempos inéditos posto pela pandemia de COVID-19, que buscam ressignificá-la como uma “janela de oportunidades” por redes que atuam com “edu-businesses” ou negócios em educação (BALL, 2014). Aborda-se o tema a partir de referenciais pós-estruturais, pós-fundacionais. O texto aponta a impossibilidade de um projeto curricular único e aposta na produção de currículos contextuais como política de currículo.

Palavras-chave: Políticas de Currículo; Negócios em Educação; BNCC.

Abstract

In recent decades, we have followed an intense mobilization in the country in favor of the construction of parameters, guidelines, guidance and proposals aimed at standardizing curricula (LOPES, 2015b). This article aims to address the articulations around the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as a single curricular project for “all”, in light of the unprecedented times posed by the COVID-19 pandemic, which seeks to reframe it as a “window of opportunity” by networks that work with “edu-businesses” or businesses in education (BALL, 2014). The theme is approached from post-structural, post-foundational references. The text points to the impossibility of a single curriculum project and bets on the production of contextual curricula as curriculum policy.

Key-words: Curriculum Policies; Business in Education; BNCC.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Paula Peixoto Soares, CAp/UFRJ

Doutora em Educação, formada pelo ProPEd/UERJ. Integra o grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Docência (UERJ), pesquisando as políticas curriculares para a formação de professores. Faz parte do quadro permanente de professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CAp/UFRJ. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas de currículo, formação de professores e alfabetização.

E-mail: apps.ana@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0446-8762

Published

02/08/2023

How to Cite

PEIXOTO SOARES, A. P. Articulações em torno da BNCC para um "todos" em tempos de pandemia: Joints around the BNCC for an "all" in pandemic times. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6478. Acesso em: 14 dec. 2025.