Apresentação do Dossiê: A educação pública como expressão de disputas: análise de interesses privados e privatistas em contextos do sul global
Presentación del Dossier: La educación pública como expresión de disputas: análisis de los intereses privados y privatizadores en contextos del Sur Global
Keywords:
Sul Global; Privatização; Direito à EducaçãoAbstract
Ancorados na concepção relacional dos espaços geográficos, o ponto de partida para a este Dossiê é a Rede Latino Americana e Africana de Pesquisadore.as em Privatização da Educação/Relaappe, e busca colaborar para a descodificação do “espaço global” (Ferabolli, 2021). Em vista disso, o dossiê é integrado por diferentes perspectivas sobre processos de afirmação e, por vezes, de negação do direito à educação, tendo em vista, políticas educativas implementadas e seletividades praticadas por agentes políticos. O conjunto dos onze trabalhos tem por objeto problemas contemporâneos da educação em países e territórios que se aproximam, entre outras coisas, pelos processos de colonização, mas se diferenciam pela escala das desigualdades socioeconômicas e pelas complexidades associadas aos modelos de organização educacional instituídos.
Palavras-chave: Sul Global; Privatização; Direito à Educação
Resumen
Basado en la concepción relacional de los espacios geográficos, este Dossier se inspira en la Red Latinoamericana y Africana de Investigadores sobre la Privatización de la Educación/Relaappe y busca colaborar en la decodificación del «espacio global» (Ferabolli, 2021). Por lo tanto, el dossier se integra con diferentes perspectivas sobre los procesos de afirmación, y en ocasiones de negación, del derecho a la educación, considerando las políticas educativas implementadas y la selectividad practicada por los agentes políticos. Los once artículos abordan problemas educativos contemporáneos en países y territorios similares, entre otras cosas, debido a los procesos de colonización, pero que difieren en la magnitud de las desigualdades socioeconómicas y las complejidades asociadas a los modelos organizativos educativos estabelecidos.
Palabras clave: Sur Global; Privatización; Derecho a la Educación
Downloads
References
ADRIÃO, Theresa. Dimensões da privatização e suas formas de operacionalização. In: ADRIÃO, Theresa. Dimensões da privatização da Educação Básica no Brasil: um diálogo com a produção acadêmica a partir de 1990. Brasília, ANPAE, 2022.
AFRICAN UNION COMMISSION. Agenda 2063.The Africa we want. 2015
BROCK-UTNE, Birgit. Whose Education for all? The recolonization of the African mind. Falmer Press: New York . 2000
EVANGELISTA, Olinda. Entrevista. Revista Lex Cult, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 155-166, jan./abr. 2022.
FERABOLLI, Silvia. Space Making in the Global South: Lessons from the GCC- Mercosur Agreement . Contexto Internacional, 43(1), 9–31, 2021.
HARVEY, David. O Espaço Como Palavra-Chave . Em Pauta, Rio de Janeiro, 1o Semestre de 2015- n. 35, v. 13, p. 126 – 152
KIZERBO, Joseph. Éduquer ou périr; impasses et perspectives africaines. UNESCO. Paris/Dakar,1990.
OLUKOSHI, Adebayo O. The elusive Prince of Denmark. Structural adjustment and the crisis of governance in Africa. Motala Grafiska. 1998
RONO, Joseph K. The impact of the structural adjustment. African Jounal of Social Work Vol 17(1) 2002:81-98
SILVA, Rui.; OLIVEIRA, Joana. Privatização da Educação em 24 países africanos: tendências, pontos comuns e atípicos. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238622, 2020.
TOMASEVSKI, Katarina. Manual on rights-based education: global human rights requirements made simple. Bangkok: UNESCO Bangkok. 60 p., 2004.




















