Entre “fracassos” e “sucessos”: a qualidade da educação básica na mídia brasileira

Between “failures” and “successes”: the quality of basic education in the Brazilian media

Authors

Keywords:

Qualidade da educação, Avaliação Educacional, Cobertura midiática

Abstract

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador criado pelo governo brasileiro, em 2007, para mensurar a qualidade da educação básica. Os números do Ideb 2023 foram publicizados em agosto de 2024. Considerando os meios de comunicação como atores políticos que afetam a compreensão de questões públicas e o método de análise de conteúdo de Bardin (2016), o artigo analisa a cobertura do Ideb 2023 realizada pelos jornais de maior circulação do país, Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo. Verifica-se que os editoriais, artigos e notícias publicados reproduzem narrativas da privatização da educação pública, dão espaço a organizações privadas que têm incidido na política educacional brasileira, disseminam rankings de escolas e redes e tratam de casos de “sucesso” ou “fracasso” educacional, mobilizando diferentes explicações para bons ou maus desempenhos.

Palavras-chave: Qualidade da Educação; Avaliação Educacional; Cobertura Midiática.

 

 

Abstract

The Basic Education Development Index (Ideb) is an indicator created by the Brazilian government in 2007 to measure the quality of basic education. The Ideb 2023 results were published in August 2024. Considering media as political actors that affect the understanding of public issues and Bardin´s (2016) content analysis method, the paper analyzes the coverage of Ideb 2023 made by the Brazilian´s largest-circulation newspapers, Folha de S.Paulo, O Globo and O Estado de S. Paulo. The research found that the editorials, articles and news published by these newspapers reproduce narratives of the privatization of public education, give space to private organizations that have been influencing Brazilian educational policy, disseminate rankings of schools and school systems and present cases of educational “success” or “failure”, suggesting different explanations for good or bad performances.

Keywords: Quality of Education; Educational Assessment; Media Coverage.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Author Biography

Thais Marin, UNICAMP

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com especializações em Comunicação Empresarial e Jornalismo Científico. Atua no Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da UNICAMP e é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE-UNICAMP) e da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe). Email: tmarin@unicamp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9536-5763.

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Published

03/11/2025

How to Cite

MARIN, T. Entre “fracassos” e “sucessos”: a qualidade da educação básica na mídia brasileira: Between “failures” and “successes”: the quality of basic education in the Brazilian media. Revista Cocar, [S. l.], n. 43, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10931. Acesso em: 7 dec. 2025.