Recortes do Sul Global: a prática empresarial aplicada ao setor público educacional nos municípios de São Paulo, Brasil

Clippings from the Global South: business practices applied to the public education sector in municipalities in São Paulo, Brazil

Authors

Keywords:

Educação municipal, Professores temporários, Relações de trabalho

Abstract

O presente artigo tem como objetivo discutir a adesão das prefeituras municipais paulistas aos contratos temporários junto a docentes da educação básica. Toma-se como categoria analítica a precariedade das relações de trabalho praticadas no setor público, a qual se configura pela instabilidade e redução de direitos trabalhistas e, assim, desrespeita a Constituição Federal (1988), que prevê o acesso à carreira no serviço público exclusivamente por concurso público. O estudo, de caráter qualitativo, é aqui apresentado em sua dimensão documental, posto empregar os dados oriundos do Censo Escolar (Inep) no período de 2011 a 2024.  Estes permitem afirmar que embora não prevalente, há um movimento ascendente de contratos flexíveis no segmento observado, sobretudo no período pandêmico e nos anos subsequentes.

Palavras-chave: Educação municipal; Professores Temporários; Relações de Trabalho.

Abstract This article aims to discuss the adherence of São Paulo's municipal councils to the temporary contracts practised with basic education teachers. Taking as an analytical category the employment relations used by the public sector, which are characterised by instability and a reduction of labour rights and, as such, disrespect the Federal Constitution (1988), which provides for access to the public sector exclusively through a public examination. The qualitative study, here presented in its documentary dimension, uses data from the School Census (Inep) from 2011 to 2024. These allow us to state that temporary contracts are not prevalent in the municipalities, but there is an upward trend of flexible contracts in the observed segments, especially during and after the pandemic period.

Keywords: Municipal education; Temporary teachers; Labor relations.

 

 

 

 

 

 

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Author Biographies

Selma Venco, Universidade Federal da Bahia

Socióloga, mestre e doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas, com doutorado-sanduíche na Université Paris X, Nanterre. Livre-docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); professora visitante na Universidade Federal da Bahia (dez/2024), pesquisadora associada do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA/França) e Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE). Elaborou estudo sobre as precariedades vivenciadas por docentes, no França-Brasil, agudizadas pela inserção da escola em territórios com maior vulnerabilidade social. Desenvolve estudo sobre: as relações e as condições de trabalho entre docentes da educação básica pública, marcadas por contextos afetados por radicalismos expressos por atitudes múltiplas em três países: Brasil, França e Alemanha; as formas de contratação de professores e professoras nos municípios paulistas, ambas financiadas pela FAPESP.  Email: svenco@unicamp.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2637-3687

 

Isaac Pimentel Fernandes Sobrinho, UNICAMP

Licenciado em Computação pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutorado em andamento, cuja pesquisa analisa as relações e condições de trabalho docente nos estados do Acre e Tocantins; integra a equipe de pesquisadores/as sobre estudo que abarca as formas de contratação de professores/as nos municípios paulistas, ambas financiadas pela FAPESP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE).    Email: isaacpimentelf@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7692-2875

 

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Published

03/11/2025

How to Cite

VENCO, S.; PIMENTEL FERNANDES SOBRINHO, I. Recortes do Sul Global: a prática empresarial aplicada ao setor público educacional nos municípios de São Paulo, Brasil: Clippings from the Global South: business practices applied to the public education sector in municipalities in São Paulo, Brazil. Revista Cocar, [S. l.], n. 43, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10923. Acesso em: 7 dec. 2025.