Para além dos livros de leitura e das séries graduadas: os livros para a infância entre fins do Século XIX e início do Século XX na cidade de São Paulo
Beyond reading books and graded series: books for children between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century in the city of São Paulo
Keywords:
São Paulo, Livros de leitura, Literatura para a infânciaAbstract
Em fins do século XIX, São Paulo vivia um processo de crescimento acelerado da economia cafeeira que gerou capital para a expansão da rede ferroviária, industrialização, urbanização e imigração; aliados à abolição da escravatura em 1888 e à instalação do regime republicano criaram condições importantes para a imigração em grande escala, convertendo São Paulo em uma das maiores cidades de imigração do mundo. O presente artigo tem por objetivo investigar a circulação de livros de leitura, séries graduadas, álbuns ilustrados e literários destinados à infância, autorizados e adquiridos para serem lidos fora e dentro das escolas públicas primárias, de modo a obter uma aproximação do que liam as crianças brasileiras e ítalo-descendentes, na cidade de São Paulo, entre fins do século XIX e início do XX. Ancorado nas contribuições da História da Educação e na História Cultural e tendo a análise documental como procedimento adotado, toma-se como fonte privilegiada jornais e bibliografia, além de livros de leituras.
Palavras-chave: São Paulo; Livros de leitura; Literatura para a infância.
Abstract: At the end of the 19th century, São Paulo was experiencing a process of accelerated growth in the coffee economy, which generated capital for the expansion of the railway network, industrialization, urbanization and immigration; the abondance of capital combined with the abolition of slavery in 1888 and the establishment of the republican regime, created conditions for large-scale immigration, making São Paulo one of the largest cities of immigration in the world. This article aims to investigate the circulation of reading books, graded series, illustrated and literary albums intended for children, authorized and purchased to be read outside and inside public primary schools, in order to obtain an approximation of what Brazilian and Italian-descendant children read in the city of São Paulo between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. Based on the contributions of the History of Education and Cultural History and having documentary analysis as a procedure adopted, newspapers and bibliography are taken as a privileged source, as well as reading books.
Keywords: São Paulo; Reading books; Literature for children.
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