Uma série literária voltada à formação das mocinhas brasileiras: Ana Selva (1974-1975), de Virgínia Lefèvre

A literary series aimed at educating young Brazilian girls: Ana Selva (1974-1975), by Virgínia Lefèvre

Authors

Keywords:

Série Ana Selva, Formação feminina, Projeto estético-pedagógico

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar as representações sobre o processo de formação das meninas mediante a identificação do projeto estético-pedagógico idealizado por Virgínia Lefèvre nos livros da série “Ana Selva”, publicados entre 1974 e 1975, pela Edições de Ouro (Editora Tecnoprint). Para isso, mediante uma abordagem histórica, centrada nas contribuições da História Cultural, analisa-se como nos seis livros que integram essa série se projetam representações sobre a educação e a formação feminina, mediante a modelagem do comportamento, das ações e dos sentimentos vivenciados por Ana Selva. Com isso, observa-se que Virgínia Lefèvre almeja por meio de sua escrita literária contribuir para a “evolução de caráter” de suas leitoras, assim como sua personagem-protagonista evolui ao longo das histórias.

Palavras-chave: Série Ana Selva; Formação feminina; Projeto estético-pedagógico.

 

 

Abstract: The objective of this article is to analyze representations of the process of educating girls by identifying the aesthetic-pedagogical project conceived by Virgínia Lefèvre in the books of the Ana Selva series, published between 1974 and 1975 by Edições de Ouro (Editora Tecnoprint). To this end, using a historical approach focused on the contributions of cultural history, we analyze how the six books in this series project representations of female education and development through the modeling of behavior, actions, and feelings experienced by Ana Selva. It can be seen that Virgínia Lefèvre aims, through her literary writing, to contribute to the “character development” of her readers, just as her protagonist evolves throughout the stories.

Key-boards: Ana Selva Series; Female education; Aesthetic-pedagogical project.

 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Líder do NIPELL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-5609-550X; e-mail: fernando.oliveira13@unifesp.br.

Amanda Topic Ebizero, Universidade Federal de São Paulo

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Integrante do NIPELL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0097-0739; e-mail: amanda.topic@hotmail.com  

References

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. 2. Ed. Trad. Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editorial, 1990. 243 p.

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil/juvenil brasileira (1882-1982). São Paulo: Quíron, 2005. 963 p.

EM FAVOR DO CAIÇARA. Correio Paulistano. Ano 105, n. 31.539. São Paulo, 23 jan. 1959. 3º caderno. P. 2-2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_10&pesq=virg%C3%Adnia%20lef%C3%A8vre&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=46884. Acesso em: 11 nov. 2022.

ESTEVES, Ricardo Grisolia. Virginia Lefèvre e a S.P.E.S. Núcleo de Documentação Luiz Ernesto Kawall (Doclek), 2014. Disponível em: http://doclek.blogspot.com/2014/11/virginia-lefevre-e-spes.html. Acesso em 25 set. 2021.

LABANCA, Gabriel Costa. Dos anos dourados às Edições de Ouro: a Tecnoprint e o livro de bolso no Brasil (1930-1970). 2009. – Dissertação de Mestrado (Mestrado em História) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. História da literatura infantil brasileira: história & histórias. 6. Ed. São Paulo: Editora Ática, 2004. 190 p.

LEFÈVRE, Virgínia Mele da Silva. Relatório. São Paulo, s.d. 6 p.

LEFÈVRE, Virgínia. Ana Selva. São Paulo: Editora Tecnoprint, Edições de Ouro, 1974a. 189 p.

LEFÈVRE, Virgínia. Ana Selva na cabana de índio velho. São Paulo: Editora Tecnoprint, Edições de Ouro, 1974b. 159 p.

LEFÈVRE, Virgínia. Ana Selva em perigo. São Paulo: Editora Tecnoprint, Edições de Ouro, 1974c,175p.

LEFÈVRE, Virgínia. Ana Selva contra a doença. São Paulo: Editora Tecnoprint, Edições de Ouro, 1975a, 203p.

LEFÈVRE, Virgínia. Ana Selva, a rebelde em sociedade. São Paulo: Editora Tecnoprint, Edições de Ouro, 1975b, 172p.

LEFÈVRE, Virgínia. Ana Selva e a pescaria. São Paulo: Editora Tecnoprint, Edições de Ouro, 1975c, 184p.

OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. História do ensino da literatura infantil na formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003). São Paulo: Editora UNESP, 2015. 356 p.

OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de.; SANTOS, Lais Silva Cassimiro dos. Nelly Novaes Coelho:100 anos dedicados à literatura. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022. 126 p.

PONDÉ, Glória. O renascimento da Vênus: a mulher na literatura infantil. São Paulo: SESI-SP, 2018.

ZALIN, L. O. Literatura de autoria feminina. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3 ed. Rev. e Aum. Maringá: EDUEM, 2009.

Published

04/09/2025

How to Cite

OLIVEIRA, F. R. de; EBIZERO, A. T. Uma série literária voltada à formação das mocinhas brasileiras: Ana Selva (1974-1975), de Virgínia Lefèvre: A literary series aimed at educating young Brazilian girls: Ana Selva (1974-1975), by Virgínia Lefèvre. Revista Cocar, [S. l.], n. 39, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10758. Acesso em: 5 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)