O futuro da escola: A necessidade de repensar o currículo, o ensino e as práticas pedagógicas

The future of school: The need to rethink the curriculum, teaching and pedagogical practices

Authors

Keywords:

Currículo, Diversidade, Transformação social

Abstract

Diversas escolas estão deixando de ensinar aos alunos temas necessários a um futuro incerto e desprezam conhecimentos, habilidades e valores indispensáveis à vida social no mundo de hoje. Por isso, cabe renová-las e repensá-las. Nessa construção de qualidade, o currículo revela-se, sem dúvida, elemento central. Deve-se discuti-lo, levando em conta, principalmente, a cultura em que se insere, bem como o conhecimento escolar. Mostra-se essencial o desenvolvimento da cooperação na escola, com a promoção de diálogos entre a instituição, os órgãos reguladores e os diferentes profissionais que atuam no âmbito escolar. Este artigo apresenta uma análise crítica do currículo escolar, discutindo sua relevância para a formação de cidadãos críticos e conscientes em um mundo em constante transformação.

Palavras-chave: Currículo; Diversidade; Transformação social.

 

Abstract

Many schools are failing to teach students the topics necessary for an uncertain future, neglecting knowledge, skills, and values indispensable to social life in today's world. Therefore, it is essential to renew and rethink them. In this construction of quality, the curriculum undoubtedly reveals itself as a central element. It must be discussed, taking into account, mainly, the culture in which it is inserted, as well as school knowledge. The development of cooperation in schools is essential, promoting dialogue between the institution, regulatory bodies, and the different professionals who work in the school environment. This article presents a critical analysis of the school curriculum, discussing its relevance for the formation of critical and conscious citizens in a world in constant transformation.

Keywords: Curriculum; Diversity; Social transformation.

 

 

             

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Flavio Barbosa Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Química, Pedagogia e Química Industrial. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres. Professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor titular da Universidade Católica de Petrópolis. Atua em estudos de currículo, multiculturalismo e formação de professores. E-mail: afmcju@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7097-0238.

Márcio Vinícius Delgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Museografia e Patrimônio Cultural pela Rede de Educação Claretiano. Graduado em Letras/Literatura pela Universidade Católica de Petrópolis. Realizou extensões em Português e Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: marcioviniciusdelgado@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-9476-7109.

 

References

ABREU, Caio Fernando de. Morangos mofados. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ALVES, Nilda. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1195-1212, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Legisladores e Intérpretes: sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais. Tradução Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antonio Flavio (orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 13-37.

CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 161, p. 802-820, jul./set. 2016.

CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 24, n. 24, set./out./nov./dez. 2003.

COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003.

COUTO, Mia. Pensatempos. 3 ed. Coleção Nosso Mundo. Portugal: Editorial Caminho, 2008.

ECKHARDT, Fabiana. O outro sou eu também: A formação de professores das classes populares em diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel. Curitiba: Appris, 2020.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Formação de professores e currículo: questões em debate. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 29, n. 110, p. 35-50, jan./mar. 2021.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Currículo, Conhecimento e Cultura. In: INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO: Currículo, Conhecimento e Cultura, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental – MEC, 2007. p. 17-48. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 24 abr. 2025.

MOREIRA, Antonio Flavio; CARVALHO, Marlene. Construção de identidades no currículo de uma escola de Ensino Fundamental. In: MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera Maria (orgs). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2018. p. 42-76.

NOGUEIRA, Marco Aurélio. A democracia desafiada: recompor a política para um futuro incerto. São Paulo: Ateliê de Humanidades, 2023.

PINAR, William. What is curriculum theory? Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2004.

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

SENNETT, Richard. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2012.

YOUNG, Michael. Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento. Cadernos CEDUC, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 225-250, jun. 2013.

Published

11/08/2025

How to Cite

MOREIRA, A. F. B.; DELGADO, M. V. O futuro da escola: A necessidade de repensar o currículo, o ensino e as práticas pedagógicas: The future of school: The need to rethink the curriculum, teaching and pedagogical practices. Revista Cocar, [S. l.], n. 38, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10681. Acesso em: 16 dec. 2025.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.