As escolas têm futuro, porque há professoras e professores presentes: narrativas de quem ensina matemática na EJA pelo Brasil
Schools have a future, because there are teachers present: narratives from those who teach mathematics at EJA in Brazil
Keywords:
Currículos praticadospensados, Autoria docente, DesinvisibilizarAbstract
Neste texto, o propósito consiste em contribuir com a reflexão ensejada pelo dossiê, que celebra o aniversário da obra "A escola tem futuro?", organizada por Marisa Vorraber Costa a partir de uma série de entrevistas realizadas sob a égide da questão que dá título ao livro. Para isso, resgatamos uma das entrevistas, com a professora Nilda Alves, com quem estamos alinhados epistemológica e politicamente para argumentar em favor de nossa perspectiva sobre o futuro das escolas e como este depende, em grande medida, dos professores e das professoras que estão presentes nelas, hoje. Com o intuito de adensar e ilustrar essa argumentação, remetemo-nos às narrativas de docentes que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) em escolas públicas de diferentes regiões do país, articulando-as à necessidade de desinvisibilizar práticas emancipatórias e autorias docentes.
Palavras-chave: Currículos praticadospensados; Autoria docente; Desinvisibilizar.
Abstract
In this text, the purpose is to contribute to the reflection prompted by the dossier, which celebrates the anniversary of the book "A escola tem futuro?", organized by Marisa Vorraber Costa based on a series of interviews carried out under the auspices of the question that gives the title to the book. To do this, we bring one of the interviews, with professor Nilda Alves, with whom we are epistemologically and politically aligned to argue in favor of our perspective on the future of schools and how it depends, to a large extent, on the teachers who are present. in them today. In order to deepen and illustrate this argument, we refer to the narratives of teachers who teach mathematics in Youth, Adult and Elderly Education (EJA) in public schools in different regions of the country, articulating them with the need to de-invisibilize emancipatory practices and teaching authorship.
Keywords: Practicedthought curriculum; Teaching authorship; De-invisibilize.
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