Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho - PRIMT: perspectivas e paradoxos

Labor Market Inclusion Program - LMIP: perspectives and paradoxes

Authors

Abstract

Este artigo analisa o Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (PRIMT) em Campo Grande-MS, à luz do método do materialismo histórico-dialético ao interpretar o fenômeno inserido no movimento sócio-histórico do capitalismo nesse atual patamar de desenvolvimento. O estudo busca desvelar os limites e as contradições da qualificação profissional ofertada aos trabalhadores em situação de vulnerabilidade por meio do PRIMT. Verificou-se a recorrência de beneficiários e a persistência do desemprego, o que compromete a eficácia deste programa na promoção da inclusão social e econômica, tal como propalado. A compreensão contextualizada do programa possibilita a apontar a insuficiência das políticas de emprego e inclusão no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho; Qualificação Profissional; Inclusão Social.

 

Abstract

This article analyzes the Labor Market Inclusion Program (LMIP) in Campo Grande-MS, in light of the historical-dialectical materialism method when interpreting the phenomenon inserted in the socio-historical movement of capitalism at this current level of development. The study seeks to reveal the limits and contradictions of professional qualification offered to workers in vulnerable situations through LMIP. We verified the recurrence of beneficiaries and the persistence of unemployment, which compromises the effectiveness of this program in promoting social and economic inclusion, as advertised. The contextualized understanding of the program makes it possible to point out the insufficiency of employment and inclusion policies in the labor market.

Keywords: Labor Market Inclusion Program; Professional Qualification; Social Inclusion.

 

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Author Biographies

Miriam Estela Cardoso Dedoja, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Biografia: Bacharel em Serviço Social pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2010), com Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas Sociais e Saúde da Família pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012) e Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Atualmente é aluna regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Atua como servidora pública estatutária na Prefeitura Municipal de Campo Grande, lotada na Coordenadoria de Serviço Social da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande/MS. Possui experiência na área de Proteção Social Especial de média e alta complexidade.

Erika Porceli Alaniz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Biografia: Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista- UNESP, Campus de Marília; Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- FEUSP; Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências,Unesp, Campus de Marília. Docente do mestrado em Educação profissional, graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Líder do grupo de pesquisa CNPQ G-TEPE (Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Políticas Educacionais). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais e gestão escolar, educação e trabalho, qualificação profissional, educação em movimentos sociais e autogestão.

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Published

04/11/2025

How to Cite

DEDOJA, M. E. C.; ALANIZ, E. P. Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho - PRIMT: perspectivas e paradoxos: Labor Market Inclusion Program - LMIP: perspectives and paradoxes. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10608. Acesso em: 17 dec. 2025.