Laicidade, Direitos Humanos e Cotidiano Escolar
Secularism, Human Rights and Everyday Life at School
Keywords:
Laicidade, Justiça epistêmica, Cotidiano escolarAbstract
O texto discute a importância da laicidade do Estado na educação pública brasileira, destacando a necessidade de garantir pluralidade e respeito às diversas manifestações religiosas. Práticas religiosas naturalizadas nas escolas podem excluir minorias e comprometer a diversidade. O conservadorismo religioso, aliado ao neoliberalismo, reforça desigualdades e ameaça a justiça social ao instrumentalizar a educação com valores tradicionais. Autores como Wendy Brown e Michael Apple mostram como esses movimentos despolitizam debates e reduzem questões sociais a problemas econômicos. A interseccionalidade é apontada como ferramenta fundamental para revelar opressões no contexto escolar. Conclui-se que a escola deve promover os direitos humanos e resistir às pressões conservadoras e neoliberais.
Palavras-chave: Conservadorismo religioso, Laicidade, Educação, Neoliberalismo
Abstract
The text discusses the importance of state secularism in Brazilian public education, highlighting the need to ensure plurality and respect for diverse religious expressions. Naturalized religious practices in schools can exclude minorities and undermine diversity. Religious conservatism, when aligned with neoliberalism, reinforces inequalities and threatens social justice by using education to promote traditional values. Authors such as Wendy Brown and Michael Apple show how these movements depoliticize debates and reduce social issues to economic problems. Intersectionality is identified as a fundamental tool to expose oppression within the school context. The text concludes that schools must promote human rights and resist conservative and neoliberal pressures.
Keywords: Religious conservatism, Secularism, Education, Neoliberalism
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